DISBIOSE INTESTINAL: 5 ETAPAS PARA TRATAR JÁ!

Ola queridos,

Tudo bem ? Comecei com esse blog justamente para falar da minha  Disbiose, consequência de  um erro médico, seguido de outra sequência de tratamentos equivocados   … foi meu primeiro video no canal do YouTube, dá uma olhada aqui (clique no link) onde explico de forma fácil o que é a disbiose intestinal.

Já contei para vocês como acabei ficando com disbiose …mas  se quiser saber mais, clique aqui ( veja esse post).

Abaixo dou uma resumida e explico o que é a disbiose intestinal,  antes de explicar como tratar a disbiose em 5 etapas.

Atualmente com a vida agitada, às pessoas se alimentam de forma errônea, ingerido muitos carboidratos, frituras, açúcar entre outros alimentos que são promotores de disbiose. Além dos alimentos, não podemos esquecer de fatores externos como poluição e contaminação por metais, além do estresse que são fatores que contribuem para a disbiose intestinal, um estado em que microorganismos se tornam patogênicos em virtude do desequilíbrio quantitativo e qualitativo que está instalado, ou seja , há um desequilíbrio na nossa microbiota intestinal fazendo com que as bactérias patogênicas ( bactérias do mal) cresçam e fiquem em maior quantidade que as bactérias “do bem”… e isso afeta  negativamente a saúde do ser humano como um todo.

As principais causas são:

  • uso indiscriminado de antibióticos, que matam tanto as bactérias úteis ( boas ) como as nocivas ( bactérias mas)
  • uso de anti-inflamatórios
  • abuso de laxantes
  • o consumo excessivo de alimentos processados
  • a idade
  • o estresse
  • disponibilidade de material fermentável
  • a má digestão
  • o pH intestinal ( tem um video que falo sobre agua alcalina, de uma olhada aqui se quiser)
  • baixa imunidade

Os principais sintomas da disbiose intestinal são:

  • Náuseas;
  • Gases e arrotos;
  • Distensão abdominal;
  • Períodos alternados de diarreia e prisão de ventre;
  • Fezes mal-formadas;
  • Dores de cabeça
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço;
  • Candidíase de repetição. ( Veja meu post com  dicas para acabar com a candidíase de repetição)

Em caso de suspeita de disbiose, o gastroenterologista pode solicitar um exame de fezes ou um exame de urina específico para identificar a disbiose, depois vou contar para vocês em outro post, quais exames podemos fazer para identificar a disbiose. Sim , tem exames que identificam….demorei muito para descobri-los, mas existem.

Agora que voce entendeu o que é disbiose e como identifica-la, seguem as …

5 ETAPAS PARA TRATAR A DISBIOSE INTESTINAL :

candida_nao_ acabe -com a candida - anti fúngicos naturais

 1. Remover: 

exterminar os patógenos : são os fungos , parasitas e bactérias ruins. Descrevo nos meus posts  os antifúngicos que utilizei para limpar meu intestino. Sem estar com o intestino livre de fungos e parasitas, não conseguiremos reflorestar nosso intestino e recuperar nossa microbiota intestinal . Dá uma olhada nestas dicas incríveis, que para mim, deram muito resultado e me livrei da candidíase intestinal ( clique aqui para saber no detalhe) e conseqüentemente consegui deixar meu intestino pronto para semear com próbioticos.

alérgenos alimentares : já falei muito sobre a dieta FODMAP, que faço para ajudar na recuperação da microbiota intestinal. Retirar proteína do leite e gluten , são fundamentais para que as bactérias boas cresçam no seu intestino , pois as ruins se divertem e proliferam com esses alérgenos , que também podem causar várias reações adversas no nosso corpo quando passam para corrente sanguíneas sem estar digeridos adequadamente , como alergias e problemas articulares, entre muitos outros.

– xenóbióticos : evitar  alimentos que contenham agrotóxicos, pesticidas e aditivos alimentares.Acabamos por sem querer contaminar nosso organismo, porque nem sempre sabemos a origem do que comemos .

Explico no meu post como desintoxicar seu organismo com a Chlorella  e o Carvão Ativado ( da uma olhada aqui). É fundamental fazer um detox para que as bactérias boas consigam crescer . É como um jardim cheio de ervas daninhas , as flores não crescem porque as ervas daninhas cobrem toda superfície…e voce não quer que seu corpo e seu intestino fique assim , né?

2. garden_of_life--melhor-enzimas_digestivas -saude-intolerancia-sucessoRecolocar: enzimas digestivas

Fiz um post exatamente sobre isso, onde conto sobre as enzimas digestivas que devemos incluir , pelo menos por um período,  para sair da crise da disbiose, pois se nossa microbiota esta desequilibrada , ou seja as bactérias do mal estão em maior quantidade que as bactérias do bem , não conseguimos digerir os alimentos direito… de uma olhada aqui ( clique aqui).

Mas além das enzimas que podemos ingerir artificialmente , outra forma de ajudar a digestão é  ingerir frutas um pouco antes da refeição, pois as mesmas tem enzimas naturais ( ex : mamão: a papaína) , que vão ajudar no processo digestivo, se ingeridas no inicio da refeição.

Aloe Vera também ajuda demais na recuperação do seu intestino,  e eu fiz um post só para explicar sobre isso ( olhe aqui )  a importancia da babosa / Aloe Vera para recuperação intestinal.

kefir_de_agua-carina_palatnik-kefir_de_leite- cura-saude-sucesso_probioticos-natural-consumo_beneficios-

Grãos do kefir de agua

3. Reinocular: prebiótico e probiótico:

Explico muito essa etapa contando quais os melhores probióticos nacionais, internacionais, dicas e sugestões de quais tomar , onde comprar e ensino como escolher o melhor probiótico pronto para você  neste post ( clique aqui para saber como). Se quiser comprar probióticos acesse esse link para ter um desconto especial ( clicando aqui)

Conto também em outro post  a forma de cultivar probióticos naturais feitos em casa, que é uma opção para quem não tem acesso aos probióticos prontos ou até como complementação do tratamento com probióticos manipulados  (clique aqui para saber como cutivar e como obter  o kefir)

Não podemos esquecer de dar alimento para as bactérias boas , esse alimento chamamos de prébioticos . Se nao dermos prebióticos , pra os nossos probióticos se alimentarem eles morrerão de fome. Então voce pode fazer essa receita fácil , facil que mostrei aqui para voces ( clique aqui) 

whey- protein- carina_palatnik-intolerancia-saude-sucesso-superacao-inspiracao-fit-diet4. Reparar: nutrientes essenciais à saúde dos tecidos epiteliais e mucosas :

Isso é fundamental, pois eles que auxiliam na restauração da função celular, como expliquei no meu primeiro video, a mucosa do intestino fica danificada e permeável … e permite que micronutrientes  não digeridos ultrapassem as camadas intestinais.

Uma dieta pouco irritativa e hipoalergênica ajuda muito a recuperar essa permeabilidade  intestinal, como a Dieta FODMAP que explico aqui (Clique para saber ).

A glutamina  é um ótimo exemplo de aminoácido não essencial, que pode ajudar muito na recuperação do seu intestino . Vou  fazer um post ainda essa semana sobre a glutamina , como tomar e as quantidades adequadas.Ela ajuda demais quem está com problemas intestinais .

meditacao -guiada -sathy-espacço -natividade5. Reequilibrar : estar com a vida equilibrada é fundamental para se recuperar de uma disbiose.

Já comentei em vários posts, que o estresse é um dos fatores que influenciam e muito  as questões intestinais ,tanto que o intestino é conhecido como o segundo cérebro . Então trate de fazer atividade física , me siga no instagram ( clique aqui se quiser ) que conto o que faço diariamente .

Se voce esta parado conto como reiniciar a atividade física , aqui neste post mostro como voltei a me exercitar depois da cirurgia.( CLIQUE AQUI , se quiser saber).

E mais importante tente tranquilizar sua mente , DISBIOSE TEM CURA !!!…Encontrei me na meditação e hoje não vivo sem… de uma olhada neste post , quem sabe voce se anima a fazer ( clique aqui )

Como você pode ver… tratar da DISBIOSE não é tarefa fácil  e nem pra resolver em um dia !

É um processo de recuperação , complexo, demorado e que exige empenho, esforço, determinação e foco. MAS É POSSÍVEL! 

Depende só de você e de quanto você que ficar bem !!

Veja o video abaixo que explico o passo a passo!!

Me conte se você esta fazendo , e sua evolução , vou adorar te ajudar nesse processo!!
Beijo no coração 🙂
SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Gladis 2 de setembro de 2018 at 09:20
    Responder

    Olá Carina pôr favor vc pode me explicar se posso comprar esse produto VITACOST e cê de confiança pôr favor brobiotico VITACOST e verdadeiro é que tem no mercado livre Eu tenho interesse Eu tenho intestino inrritado cê é possível VC me disse cê vale apena espero uma resposta de vc gosto muito do seus vídeos foi uma luz no fim do túnel obrigada e muita saúde para todos

    • Aline 29 de abril de 2019 at 14:51
      Responder

      Disbiose intestinal pode dar muita cólica como se estivesse tudo ferido e ardendo?

      • Carina Palatnik 12 de maio de 2019 at 20:35
        Responder

        Ola querida
        Sim com certeza!!
        Veja minha playlist sobre disbiose no canal que vai te ajudar a entender
        beijo no coracao

  2. Suelem Morais 9 de novembro de 2018 at 23:11
    Responder

    Nossa eu estou em uma perigrinacao a mais de 2 meses com minhas filhas, 1a e 6m e 2a e 6m em busca de um diagnóstico e tratamento para o quadro delas, e nada se confirma ou apresenta resultados. O médico já diagnosticou como disbiose, mas não me explicou nem 0,01% do que vi aqui. Vou levar algumas dessas informações para a Gastro delas e espero que agora comecem a aparecer os resultados positivos.

    • Carina Palatnik 13 de novembro de 2018 at 23:24
      Responder

      Ola querida,
      Os medicos que estao no mercado hoje NAO estudaram sobre isso …isso é tudo novidade , pois sao descobertas recentes a microbiota intestinal foi reconhecida como um órgão ha menos de 2 anos eles nao estudaram isso … evite remedios …vou fazer um video sobre probióticos para crianças , faca a dieta fodmap , corte leite e glúten por um tempo e veja os resultados… com certeza vao aparecer !!
      Me conte depois ..
      Beijo no coração

      • Pollyneya Leite de Oliveira 25 de dezembro de 2018 at 08:33
        Responder

        Carina estou no tratamento bom para disbiose. Quanto tempo leva para as fezes normalizarem? As minhas ainda estou achando macias demais, ou já está normalizando e eu não sei. É tão difícil isso. A gente pensa muita besteira. Estou a mais de um mês utilizando probióticos e com alimentação restrita. Vi um vídeo que o normal é quase nem sujar o papel higiênico, evacuar com facilidade, e até três vezes por dia. Por favor me ajuda, estou agoniada. Não sei quanto tempo leva pra normalizar, já penso coisas ruins!

        • Carina Palatnik 25 de dezembro de 2018 at 12:10
          Responder

          Ola querida,
          Pode demorar 2 anos …fica tranquila …o processo é lento.
          mas voce vai ficar boa.
          Fica firme na dieta e nos probióticos.
          Beijos no coração

          • Pollyneya Leite de Oliveira 31 de dezembro de 2018 at 16:34

            Obrigada, sua positividade, prontidão e paciência para nos responder é Divino! Deus te abençoe em 2019!

  3. Geni Muller 26 de novembro de 2018 at 00:04
    Responder

    Olá
    Quais os ecames para diagnosticar Disbiose intestinal?

    • Carina Palatnik 29 de novembro de 2018 at 21:36
      Responder

      Ola querida,
      Estou postando agora um video explicando sobre o exame para diagnosticar a Disbiose intestinal
      Beijo no coração e continue participando

  4. Jullyane 31 de dezembro de 2018 at 21:57
    Responder

    Carina o seu tratamemto durou quanto tempo? Passo mal com tudo, qualquer alimento que consumo fermenta, 24 horas por dia inchada, já tenho uns 2 anos e meio q venho assim, to fzd tratamento a uns três meses da disbióse,mas até agora nada 😢

    • Aline 17 de maio de 2019 at 08:06
      Responder

      Oi Jullyane!
      Td bem?
      Vc conseguiu resolver seu problema de Disbiose? Sou EXATAMENTE igual a vc e sofro mto com a barriga inchada 24hs :/
      Poderia me dizer o que fez se teve melhora?

  5. Adriane 7 de fevereiro de 2019 at 18:53
    Responder

    Olá, Carina

    Tudo bem?
    Gostaria, primeiramente, de parabenizá-la pelo excelente conteúdo do seu blog. Descobri ele hoje e estou o dia todo lendo suas postagens. Sobre as 5 etapas para tratamento da disbiose, não ficou claro pra mim se elas são simultâneas ou não. Por ex: a partir de quanto tempo em tratamento com os óleos antifúngicos se inicia a etapa de recolocação? A recolocação é simultânea à reinoculação e reparação? Quanto tempo entre elas ou a partir de quanto tempo nelas se inicia a próxima etapa? Obrigada, e parabéns mais uma vez!

    • Carina Palatnik 7 de fevereiro de 2019 at 22:31
      Responder

      Ola querida,
      Muito obrigada e feliz de poder te ajudar a ter uma vida mais feliz e saudável!!
      São etapas sequenciais !! veja o video sobre fungos e candida nunca mais no meu canal que vai te ajudar…
      Farei um video em breve para te ajudar a esclarecer melhor as duvidas …
      Bem vinda e continue participando
      beijo no seu coração

  6. Thamiris 8 de março de 2019 at 07:39
    Responder

    Bom dia. Adorei seu blog. Cheguei aqui porque queria saber como tratar uma disbiose. Você fala muito dos sintomas de disbiose em adultos, mas não falou nada em crianças. Meu filho é autista, ele tem disbiose, e eu também. E tenho pesquisado muito sobre o assunto e as pesquisas científicas mais recentes têm demonstrado que a causa do autismo é a disbiose!!!

    • Carina Palatnik 8 de março de 2019 at 18:26
      Responder

      Ola Thamiris ,
      Obrigada!!! Falo sim inclusive entrevistei uma mãe que melhorou muito a condicao do filho autista com kefir … o link dela e o contato estão no post do kefir e acho que ela poderá te ajudar muito.
      Tenho um video so sobre probióticos para crianças tambem!!
      beijo grande no seu coração e bem vinda!!

  7. Maria 10 de abril de 2019 at 16:34
    Responder

    Boa tarde ! Carina
    Tenho síndrome do intestino irritavel , gastrite , esofagite e ansiedade . Sofro muito com tantos sintomas ruins , já tentei varios tratamentos naturais , para curar a gastrite , esofagite e ansiedade , mas não tive nenhum resultado , e com isso acabo procurando médicos . Fui ao gastro e fiz endoscopia novamente , e vou fazer colonoscopia . O resultado da endoscopia deu a mesma coisa , gastrite e esofagite , o médico me passou pantoprazol e digestrat ( o digestrat é pra normalizar o movimento do intestino ) e me passou também remédio para ansiedade ( amytril ) não estou tomando o amytril , por que tenho medo de ficar dependente do medicamento . Peço que me ajude o que devo fazer , comecei seguindo a dieta , mas estou com uma dúvida , posso usar as enzimas mesmo com gastrite , não vai ferir mais a mucosa do estômago ?

    • Carina Palatnik 11 de abril de 2019 at 17:16
      Responder

      ola querida
      Tudo bem?
      Seu caso e complexo , mas tive quase tudo o que voce cita e estou bem..
      Me chama in box no instagram ou na minha pagina do facebook que converso com voce!
      Beijo no coração ( tem salvação)

  8. Elisabete Gomes 17 de abril de 2019 at 09:27
    Responder

    Bom dia Carina . Adoro seu blog. Gostaria de algumas receitas para o café da manhã . Tenho disbiose confirmada e estou perdida . Moro em Orlando na Flórida e passei pelo médico que me receitou vários medicamentos inclusive fungicida. Me ajude por favor . O que comer no café da manhã . Posso fazer pão com polvilho azedo com batata doce ? O polvilho é proibido ??? Preciso muito de sua ajuda … obrigada querida .

    • Carina Palatnik 25 de abril de 2019 at 18:59
      Responder

      Ola Elisabete,
      Bem vinda aqui..
      Sugiro que voce faca a dieta fodmap , tenho uma playlist no canal sobre e la e um post aqui explicando direitinho.
      No meu instagram @carinapalatnik voce vi aprender todo dia de manha posto algo que como cafe da manha , da uma olhada la ou na minha pagina do Facebook no stories
      beijo no coração

  9. Camilla 22 de abril de 2019 at 21:21
    Responder

    Você teve como sintoma urticária?

    • Carina Palatnik 23 de abril de 2019 at 10:02
      Responder

      Ola Camila,
      Sim tive muitas alergias de pele , impressionante.
      Agora com o intestino saudável, nao tenho mais .
      BEIJO NO CORACAO

  10. Mara 1 de maio de 2019 at 15:13
    Responder

    Qual sao aqueles ptobioticos , vidrinhos que vc indicou e onde eu compro .Meu maior problema é que tenho a SII , e não consigo me livrar da língua branca. Me ajude Mara

    • Carina Palatnik 12 de maio de 2019 at 20:34
      Responder

      Ola querida,
      Tenho uma playlist so sobre boca …
      Corre no canal que voce vai aprender a acabara com a lingua branca
      OS vidros voce encontra neste site use o CUPOM CARINA10
      https://www.supervitaminas.com.br/?campanha_id=32
      No meu guia gratuito voce também encontra tudo sobre eles
      beijo no coracao

  11. Marian Trigueiros 21 de maio de 2019 at 12:53
    Responder

    Olá, Carina. Gostaria de saber como é o tratamento para disbiose? Essas etapas podem ser feitas todas as mesmo tempo, ou primeiro (retirada) uma até chegar na última (probióticos)?
    Obrigada

    • Carina Palatnik 9 de junho de 2019 at 20:36
      Responder

      Ola Marian,
      A primeira deve ser feita no início
      E junto com a dieta , pode incluir as outras etapas
      Meu tratamento completo para disbiose estará saindo essa semana .
      Vai te ajudar bastante
      Beijão no coração

  12. Bernardo 6 de junho de 2019 at 18:39
    Responder

    Ca ri na !!!!! É muita gratidão que tenho pelo Universo ter me levado até o seu trabalho!!! Obrigado pela Vida!

    • Carina Palatnik 9 de junho de 2019 at 20:26
      Responder

      Ola Bernardo !!
      Amei sua mensagem …muito obrigada !!
      Fico muito feliz de poder te ajudar a ter uma vida mais feliz e saudavel!!
      Beijo no seu coração

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *