KEFIR , BENEFÍCIOS, COMO FAZER E CONSUMIR

Olá Queridos,

Hoje vou contar sobre o kefir , um probiótico natural e quem me cedeu as informações foi a Miriam Soares que tem um grupo de doação de kefir maravilhoso. A historia dela é incrível !!

Veja o relato dela: “Como conheci o kefir ??? Em 2008 tive o laudo de Autismo de meu filho, ele sofria com constipação , era restrito a alimentação. Comia apenas : arroz ,peixe e leite. A interação social dele era praticamente nula. Depois de algum tempo , vendo meu filho tomar remédios , que ajudavam em um lado e os efeitos pioravam de outro , comecei a pesquisar sobre alternativas saudáveis. E eis que me deparei com o KEFIR DE LEITE E KEFIR DE AGUA. No inicio foi difícil a adaptação aos probióticos . Depois de algum tempo, o Matheus começou a regularizar seu intestino, percebi que o humor foi melhorando, passou a experimentar outros alimentos, pois como a digestão era fácil, ele sentia fome e eu aproveitei e fui introduzindo alimentos diferentes. Hoje meu filho com 14 anos , come absolutamente de tudo, a interação social aumentou, o contato nos olhos aconteceu, estuda e mostrou uma inteligência que eu desconhecia, vou a lugares cheios e diferentes, não existe mais rotina. Em resumo “meu filho é outra criança depois da introdução do KEFIR.Praticamente sem medicações, toda a medicação que ele tomava foi retirada. Estou partilhando com vcs minha experiência ,pois tudo que é bom tem que ser passado adiante.” ( no fim do texto tem o link do grupo de doação de kefir da Miriam para quem quiser)

A HISTORIA DO KEFIR

kefir_de_agua-carina_palatnik-kefir_de_leite- cura-saude-sucesso_probioticos-natural-consumo_beneficios-

Graõs do Kefir de leite e agua

A história de kefir de água não é bem conhecida. É difícil afirmar com precisão em qual período da história da humanidade ele surgiu, por conta de poucos registros históricos registrados. Mas com toda certeza eles existem a muitos séculos.

De acordo com uma combinação de pesquisa e especulações, as suas origens mais prováveis apontam para o México, onde, em 1899, ML Lutz documentou a existência do kefir na água naturalmente saturados de açúcar do cacto Ountia (o figo da Índia).

Existe também uma história semelhante que o kefir de água teria suas origens no Tibete, quando os monges deram a Madre Teresa de Calcutá os grãos como um presente.O Kefir de água também tem sido utilizada nas proximidades de onde os grãos de kefir de leite originários surgiram, nas montanhas do Cáucaso. O Kefir água tem muitos nomes, entre eles, Tibicos, como também é conhecido.

Ele já é popular por muitos anos no México, usando Tibicos (kefir água) para fazer Tepache, que é uma bebida fermentada pelos grãos. Em outras culturas, a receita tradicional tem sido a de usar uma fatia de limão, uvas passas e um pouco de açúcar para fermentar os grãos. Kefir de uva também é popular, consiste simplemente em fermentar o suco de uva com o uso dos grãos do Kefir .

Qualquer que seja a história, o interessante é que os grãos foram compartilhados ao redor do mundo, em inúmeros locais ao longo dos séculos. E somente agora está começando a ser conhecido e compreendido por um público mais vasto, como as pessoas que procuram por alternativas saudáveis, e por alimentos naturais.

O QUE É O KEFIR:

O kefir é uma bebida probiótica fermentada em leite ou água por grãos de kefir, que são uma colônia de vários tipos de leveduras e bactérias agrupadas e que possui alto valor nutricional e terapêutico. O soro presente no kefir bebida, é chamado de Kefiraride, que pode ser drenado durante o preparo de queijos. Kefiran é uma espécie de gel (visgo) existente nos grãos.

O Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca. Também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado”. Há cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único.

O Kefir pode conter entre 0,08 a 2% de álcool.

Para o kefir com 24h de fermentação os valores ficam entre 0,08 a 0,5%.

Apenas o liquido fermentado fermentado é consumido, apesar de que, há também depoimentos de pessoas que já consumiram os grãos, mas isso não é comum.

Os grãos não farão mal se consumidos, mas geralmente eles são preservados para que cresçam e aumente a produção de kefir bebida.

O kefir também é conhecido como quefir, grãos do profeta maomé, bebida do profeta, bálsamo de Gileade, sementes de cerveja, bichinhos do iogurte, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi.

O termo deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Também tem nomes internacionais: cristal japonês, Kin-oko ou yogoot-Taneoko (japonês), Tibetanischer Pilz (Alemão),Galodium (Romeno e/ou polonês), eKefyras (Lituânia).

Probióticos e o KEFIR

Probióticos são bactérias benéficas que promovem a boa saúde do hospedeiro.

Explquei sobre eles no outro post ( veja aqui) e o kefir é uma fabrica natural de probioticos.

Quando bebemos kefir, estamos deixando entrar mais bactérias úteis em nossos sistemas para que eles possam promover o equilíbrio microbiano intestinal.

Bebidas e alimentos probióticos têm sido muito consumida na Europa do Norte e algumas partes da Ásia. Eles são relativamente novos na saúde americano no circuito de bem-estar.

KEFIR DE ÁGUA:

kefir_de_agua-carina_palatnik-kefir_de_leite- cura-saude-sucesso_probioticos-natural-consumo_beneficios-

Grãos do kefir de agua

O uso do Tibico ou Kefir de Água diariamente pode trazer benefícios e auxílio no combate a problemas de:

Síndrome do intestino irritável, qualquer doença relacionado ao intestino como diarreia persistente ou constipação, gases, muco nas fezes, sensação de inchaço, dor abdominal ou cólica relacionado ao intestino.

Os Benefícios do Tibico ou Kefir de Água:

Promovem profunda depuração no organismo, eliminando as toxinas e regulando o intestino, aceleram o metabolismo auxiliando na perda de peso, mantém pele e cabelos saudáveis, reduzem a ansiedade e a depressão, mantendo uma sensação de bem estar. Solucionam e previnem vários tipos de eczema e desordens da pele, como acne, psoríase e mesmo a candidíase, entre inúmeros outros benefícios.

É um alimento facilmente digerível e uma rica fonte de proteínas e cálcio, que pode ser incluído na dieta diária de qualquer pessoa. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade. O Tibico ou Kefir de Água também é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves.

O uso do Tibico ou Kefir de Água diariamente tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:

  • – Junções – alivia reumatismo, tira dores de extremidades e musculares;
  • – Cabeça – mantém a cabeça saudável, livre de dores e enxaquecas;
  • – Câncer – impede o aparecimento e cura em alguns casos, principalmente de pele;
  • – Fígado- melhora as suas funções, amolece o fígado duro e remove problema de vesícula;
  • – Coração – alivia e melhora as doenças cardíacas;
  • – Músculos – alivia músculos endurecidos e relaxa os músculos da nuca;
  • – Nervos – cura dores, insônia e tonturas;
  • – Obesidade – cura obesidade, queimando as gorduras (melhora a tireóide);
  • – Olhos – reabilita a potência e elimina a catarata;
  • – Cabelos – reafirma a cor natural e evita a calvície;
  • – Pulmões – fortifica, cura bronquite, asma e elimina tosse;
  • – Rins – cura suas enfermidades, melhora a urina e elimina cálculos renais;
  • – Sangue – baixa o colesterol, amacia as veias e artérias duras, cura alguns tipos de diabetes, diminui a hipertensão e cura hemorróidas, mantém o corpo fresco no verão e aquecido no inverno;
  • – Vida e Saúde – melhora o astral, transformando a vida em alegria.
  • – Distúrbios nervosos (ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica)
  • – Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios
  • – Alergias (em caso de erupções cutâneas, a ingestão de ½ litro por dia basta e recomenda-se o uso externo, friccionando o kefir nas áreas afetadas e deixando secar na pele)
  • – Escleroses
  • – Reumatismo
  • – Tumores
  • – Problemas cardiovasculares
  • – Problemas de vesícula
  • – Disfunções hepáticas
  • – Problemas renais e icterícia
  • – Doenças do estômago: gastrite, úlceras, regulariza a digestão
  • – Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas.
  • – Problemas de sangue: anemia, leucemia
  • – Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes
  • – Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos
  • – Excesso de peso: acentua amplamente a assimilação de nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade.
  • Além disso o Tibico ou Kefir de Água previne a prisão de ventre, regularizando o processo digestivo, restaurando a microflora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos.

Quer saber qual kefir prefiro ( CLIQUE AQUI)

 MICROBIÓTA DO KEFIR DE ÁGUA.

Tem muitas espécimes que os probióticos industrializados nem conseguem chegar perto , principalmente os fabricados aqui no Brasil, os que mostrei no post e pesquisei no exterior, tem muito mais bactérias benéficas para cuidar de nossa microbiota intestinal.

Esse Kefir de agua é o que estou consumindo , prefiro por causa da intolerância a lactose.

Instruções de Cultivo para kefir de água  

Primeiramente você precisará dos grãos,  que são doados.  

Para grãos desidratados:

– Coloque os grãos em um recipiente com 200 ml de água mineral (ou fervida e temperatura ambiente), tampe com um tecido ou gaze, prenda com um elástico e deixe-o hidratar por 3-4 horas. Eles vão dobrar o tamanho.

– Coe os grãos, jogue a água fora, e coloque-os novamente no recipiente com 200 ml de água mineral e adicione 1 colher rasa de açúcar mascavo. Feche com o tecido e elástico. Deixe fermentar por 48 horas.

– Coe os grãos, jogue a água fora e repita o procedimento anterior.

– Á partir dai já pode consumir a água. Pode ser que demore até uma semana para os grãos voltarem a atividade normal.

OBS. – Para cada colher de sopa de Kefir utilize em média uma colher de sopa (rasa) de açúcar mascavo, e 200 ou 300 ml de água. *Não utilize água direto da torneira pois tem cloro e pode matar o kefir. Use água mineral ou ferva a mesma  por 2 minutos e espere esfriar em temperatura ambiente para usar no Kefir.

Para grãos frescos:

– Coloque os grãos em um recipiente com 200 ml de água mineral (ou fervida e temperatura ambiente), uma colher rasa de açúcar, tampe com um tecido ou gaze, prenda com um elástico e deixe-o fermentar por 24 horas.

– Despreze a água da primeira fermentação, repita o procedimento, e já pode consumir na segunda fermentação.

OBS. – Além da água com açúcar é possível usar suco de frutas e água de coco para fermentar. O ideal é separar grãos específicos para essa finalidade porque os grãos usados para fermentar os sucos irão dar um gosto diferente na água.

Armazenamento do Kefir de agua:

Armazenar a água para consumo por no máximo 5 dias, na geladeira, em um recipiente devidamente tampado.

Você pode fazer receitas também, pode misturar com sucos de frutas, com chás

Cuidados:

– Não é recomendável utilizar colheres de madeira ou metal, pois podem contaminar ou matar o Kefir. Utilize colher de plástico ou aço inoxidável.

– Não tampe o recipiente com a tampa do mesmo, utilize tecido e elástico, para evitar possíveis contaminações e moscas.

– Não utilize água direto da torneira pois tem cloro e pode matar o kefir.

– O Kefir se alimenta de glicose, ou seja, açúcar. Use de preferencia açúcar orgânico, mascavo ou demerara.

COMO CONSUMIR O KEFIR DE ÁGUA:

  • 12 horas de fermentação produz efeito laxante e com
  • 24 a 36 horas de fermentação atua como normalizador do intestino.
  • 36 horas ou mais de fermentação ele não deve ser ingerido, deve ser descartado e colocado nova água com açúcar mascavo.

Farei outro post sobre o Kefir de leite , pois a maioria aqui está com algumas restrições e vou explicar sobre isso também.

Se voce quiser saber tudo sobre probióticos prontos clique aqui , que explico tudo

PARA CONSEGUIR DOAÇÃO DE KEFIR CLIQUE AQUI.

Ou aqui para ter uma DOAÇÃO ( CLIQUE AQUI)

COMO ADQUIRIR KEFIR:

Só por doação , e assim vem sendo feito ha séculos …a Miriam tem um grupo enorme de doação de kefir segue o link , vale a pena conhecer compartilhar(clique aqui). Se voce ja consome conte aqui suas historias, e beneficios … Se não corre lá no grupo e comece a cultivar seus bichinhos .  Beijo no coração e não esqueça de deixar seu email e sugestões ok?

DA uma olhada no passo a passo do KEFIR DE AGUA:

SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Pingback: PROBIÓTICOS, RECUPERANDO A SUA SAUDE - Carina Palatnik

  2. Juliana 9 de janeiro de 2018 at 21:49
    Responder

    Que demais!!! O post ficou incrível e super explicativo 🙂

    • Carina Palatnik 10 de janeiro de 2018 at 11:49
      Responder

      Ola Juliana,
      Que bom que voce gostou e que te ajudou a entender melhor sobre o kefir.
      Espero que seu kefir de agua, esteja crescendo e te ajudando a melhorar sua flora intestinal e sua saúde.
      Beijo no coração 🙂

    • Jose lucimar 7 de janeiro de 2019 at 03:24
      Responder

      Boa noite. Tenho 43 anos uso tratamento contínuo para asma. Gostaria de saber em quanto tempo se verifica uma melhora usando o kefir água e leite?

      • Carina Palatnik 12 de janeiro de 2019 at 23:28
        Responder

        Ola Jose ,
        Depende de como esta seu intestino,
        Praticamente todas as alergias estão relacionadas ao seu intestino , voce tratando dele vai melhorar , mas é um processo longo , tem fazer a dieta FODMAP junto pois caso contrario não surtira efeito.De uma olhada no post e no video da dieta Fodmap.
        Assista meu video cujo titulo é QUANTO TEMPO DEMORA PARA CURAR A DISBIOSE?
        Vai entender..
        beijo no coração

    • Jose allgayer 7 de janeiro de 2019 at 19:30
      Responder

      Boa noite. Tenho asma alguns anos e ver que kefir melhora as inflamações e falta de ar provocadas pela doença. Gostaria de saber apartir quanto começa surtir efeito no organismo ?

      • Carina Palatnik 12 de janeiro de 2019 at 23:26
        Responder

        Ola Jose,
        Depende de como esta seu intestino,
        Praticamente todas as alergias estão relacionadas ao seu intestino , voce tratando dele vai melhorar , mas é um processo longo , tem fazer a dieta FODMAP junto pois caso contrario nao surtira efeito.
        Assista meu video cujo titulo é QUANTO TEMPO DEMORA PARA CURAR A DISBIOSE?
        Vai entender..
        beijo no coração

  3. Pedro Lourenço 10 de janeiro de 2018 at 23:44
    Responder

    D+! Já tinha ouvido sobre o assunto, mas por aqui, eu pude entender e me interessei. Incrível, isso seria ótimo para equalizar o meu problema cálculos renais e intestino.
    Iniciante, como proceder?
    Abraço,

    Pedro

    • Carina Palatnik 11 de janeiro de 2018 at 12:37
      Responder

      Ola Pedro,
      Que bom que voce gostou e entendeu….
      Na verdade para voce começar a cultivar , deve receber uma doação, tem o link do grupo de doações da Miriam , ela entrega pra voce cultive conforme as instruções do post, e vá introduzindo aos poucos na sua dieta , veja como voce reage.
      Cada organismo é um , portanto vá testando ate se adaptar. Fique atento aos prazos de fermentação , cada um tem um objetivo.
      Depois conte aqui como foi sua experiência.
      Beijos e muita saúde pra voce!!!

      • ESTHER MADALI JANZKOVSKI LOPES 24 de outubro de 2018 at 20:03
        Responder

        ola Carina, eu nao tenho face, mais gostaria de uma doaçao, [email protected],obrigada

  4. Karina Pedron 30 de janeiro de 2018 at 11:16
    Responder

    Carina, adorei a matéria porque eu uso Kefir desde que era pequena. Mas, perdemos a mudinha e nunca mais ouvi falar no Kefir, que aliás eu conhecia como “bichinho do leite. Estou tentando encontrar tanto o da água como o do leite e não consigo. Cheguei a comprar no mercado livre e feio na forma desidratada. Mas ele não crescia como o que tínhamos em casa. Então, gostaria de saber como faço para adquirir porque estou precisando. Meu intestino está terrível. Obrigada!

    • Carina Palatnik 1 de fevereiro de 2018 at 16:31
      Responder

      Ola Karina,
      Tudo bem?
      Existem varios grupos de doação de Kefir no Facebook, mas no meu blog tem o link para um deles , que é o da Miriam Soares que colaborou com o post do Kefir.
      Realmente ajuda bastante utilizar o Kefir pois sao probióticos naturais que so fazem bem para nosso intestino .
      Tente clicar no link do post e ele vai te direcionar direto para o grupo de doação de kefir ou procure no Faceabook o grupo Kefir: Probióticos Naturais!
      Depois conte pra gente se deu tdo certo e seu progresso com o uso do Kefir.
      Beijo no coração e fique bem!!

  5. Ivone 20 de maio de 2018 at 23:39
    Responder

    Olá Carina ,prazer em conhecela fiquei pasmem com sua historia e agradecida em conhecer sobre o Kerfi pois muitas pesoas falam falam doam ou não e é uma avalanche de coisas td muito igual ai fiquei meio que preocupada em adquerir o kerfi .Vendo sua história fiquei mais confiavel em pedir ,farei contatos com a Miriam obrigada pela matéria muito esclarecedora.Quero muito começar a fazer uso do Kerfi obrigada.

    • Carina Palatnik 21 de maio de 2018 at 11:02
      Responder

      Ola Ivone,
      Que bom ter te ajudado a esclarecer sobre o kefir!!
      Espero que te ajude bastante .
      E nào se esqueça de compartilhar conosco os resultados .
      beijo no coração

  6. Rita de Cassia Miranda Carvalho 17 de junho de 2018 at 20:21
    Responder

    É possível transformar o Kefir de leite em Kefir de água?

    • Carina Palatnik 20 de junho de 2018 at 17:59
      Responder

      Ola Rita ,
      Tudo bem ??
      Não é bom fazer isso , melhor você pegar uma muda nova ! No post tem um link para um grupo de doações , e aí você escolhe qual o melhor para você e começa a cultivar corretamente ok ?
      Me conte depois como ficou seu kefir !
      Obrigada por participar !
      Beijo no coração

  7. aurea araujo vianna 27 de junho de 2018 at 16:22
    Responder

    gostei muito dos seus comentário. sofro com diverticulite e tento seguir uma diets sem glutem e sem garinha dr trigo.minha medica é ortomolecar.as vezes faco aplicação de ozônio retal.mais sinto dores do lado esquerdo.gostaria de saber muitad coisas para me cuidar melhor.

    • Carina Palatnik 1 de julho de 2018 at 12:19
      Responder

      Olá Áurea ,
      Essa dor parece ser uma coisa típica de quem tem inflação intestinal !! Todo mundo reclama muito e eu mesma senti bastante logo após a cirurgia ! Mas hoje raramente sinto só quando dou uma escapada na dieta o que eh raro , portanto não tenho mais sentido !
      Observe se está relacionado com o que você come e mantenha a dieta firme veja no vídeo a explicação que vai te ajudar muito !
      Depois conte aqui sua evolução !!
      Beijo no coração

  8. joyciane silva 28 de setembro de 2018 at 11:33
    Responder

    Bom DIA, NÃO TENHO FACEBOOK E GOSTARIA DE RECEBER A DOAÇÃO DO KEFIR DE ÁGUA, ESTOU COM SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL E INTOLERÂNCIA A LACTOSE. ESTOU PRECISANDO MUITO. QUAM PODE ME DOAR ? [email protected]

    • Carina Palatnik 28 de setembro de 2018 at 18:31
      Responder

      Ola querida
      Já te encaminhei inbox o contato por whatsapp!
      Espero que de certo depois me conte !
      Beijão

  9. Nancy 13 de março de 2019 at 20:22
    Responder

    Eu gostaria muito de receber o Kefir de leite. Como faço?

  10. Raphael 2 de junho de 2019 at 23:25
    Responder

    Oi Carina! Achei seu relato no YouTube sobre as consequências da colecistectomia. Estou com esse terrível problema. Hoje fazem 18 dias que cometi esse erro. Operei por precaução (tinha muitos pólipos na vesícula) e não tinha absolutamente nada do que tenho hoje. Após a cirurgia estou sofrendo muito com diarréia. Pelo que vi você sofreu com isso também. Estou muito triste e deprimido e vi uma luz quando vi seu blog e vídeo no YouTube.
    Os probióticos realmente fizeram a diferença nesse problema pra vc? Estou levando uma dieta pobre em gorduras mas ainda assim está complicado. Vou passar a me tratar com os probiótico, adquiri seu manual do probiótico e estou lendo.

    Parabéns pelo blog!! Muito feliz de ver suas informações!! Abraço!!!

    • Carina Palatnik 3 de junho de 2019 at 12:23
      Responder

      Ola querido,
      Existem probioticos específicos para ajudar a controlar isso…mas a dieta adequada e fundamental.
      o guia dos probioticos vai te ajudar bastante.
      Infelizmente os medicos banalizam essas cirurgias , que sim tem sequelas para um percentual muito grande de pessoas. tenho um video que oriento sobre que acoes tomar .
      Beijo no seu coracao e continue participando

  11. marcos suel souza da costa 11 de julho de 2019 at 16:28
    Responder

    carina sou marcos suel de mossoro RN sofro de doença grastro intestinal ha 8 anos, não sei mais o q fazer, ja fiz de tudo passei por varios medicos esse ultimo agora falou q estou com disbiose e tenho q coseguir o kefir, me ajude por favor pois aqui é muito dificil, quem ver esse comentario entre em contato estou precisando muito, desde ja agradeço q DEUS abençoe cada um e principalmente vc carina q esta ajudando muita gente obrigado de coração. 0xx84988732672 zap tambem.precisso muito desse kefir de água.

    • Carina Palatnik 21 de julho de 2019 at 12:39
      Responder

      Ola Marcos,
      Fico muito feliz de poder te ajudar e a outras pessoas a ter uma vida mais feliz e mais saudavel!
      Eu indico a Miriam que produz kefir e faz doação ela pode mandar entregar na sua casa , vou deixar aqui o contato dela diga que foi eu quem te indicou ok?
      Miriam- tel +5511979526072Depois me conte aqui se deu tudo certo
      Beijo grande e fica bem!

  12. Karla de Paula e Silva Pereira 11 de setembro de 2019 at 08:11
    Responder

    Olá bom dia Carina ! Gostaria de saber como entrar em contato com a doadora Miriam Soares ! Obrigada

    • Carina Palatnik 16 de setembro de 2019 at 17:01
      Responder

      Ola querida vou te passar o contato dela
      55.11.979526072
      avise que foi indicação minha …assim ela te da preferência.
      beijao

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *