Dieta do FODMAP: testei, aprovei e mudou minha vida!

Oi queridos, tudo bem?

FODMAPs podem ser os alimentos que são os vilões da sua dieta, voce sabia? Voce conhece os alimentos FODMAPs?

Você sente cólicas abdominais, gases, inchaço, diarréia, constipação ou os dois alternados? Você tem fadiga, letargia e falta de concentração?

Você pode ter intolerância aos FODMAP …não necessariamente á todos, mas a algum deles .

Como descobri isso?? Depois da cirurgia indevida que fizeram em mim (clique aqui se quiser saber mais) comecei a ter sintomas estranhos, como os que citei acima, que não tinha antes e comecei a pesquisar muito a respeito , já que nenhum médico conseguia me ajudar… e descobri a dieta FODMAP.

Por exemplo , antes eu podia consumir agua de côco a vontade e depois da cirurgia, para hidratar, tomava muita água de coco e passava mal , não sabia porque , descobri que a água de coco é um FODMAP …acredita?? Pois é…eu nem imaginava que aquela água tão saudável me fazia mal, e estava me deixando estufada ao invés de me ajudar…! Hoje tomo tranquilamente , mais sei que a minha quantidade limite é um copo. Graças a dieta FODMAP, consegui identificar todos os alimentos que me faziam mal !

E o que quer dizer FODMAPs?

FODMAP é um acrônimo que significa:

F ermentable – o que significa que eles são decompostos (fermentado) por bactérias no intestino grosso

O ligosacarídeos – “oligo” significa “poucos” e “sacarídeos” significa açúcar. Essas moléculas compostas por açúcares individuais unidas em uma corrente

D isacáridos – “di” significa dois. Esta é uma molécula de açúcar duplo.

M onosacarídeos – “mono” significa solteiro. Esta é uma molécula de açúcar único.

A nd

P olyols – estes são álcoois de açúcar

São considerados os carboidratos “inimigos” !E o que são carboidratos inimigos? São os carboidratos de difícil digestão para algumas pessoas…. Eles são osmóticos, isso significa que puxam água pra dentro do trato gastrointestinal, não podem ser digeridos ou absorvidos bem e podem ser fermentados por bactérias no trato intestinal, quando consumidos em excesso. Com isso, os sintomas chatos que citei acima podem aparecer, e causar os sintomas da SII – Síndrome do Intestino Irritável e Disbiose.

Os FODMAPs na dieta são:

– Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose)
– Lactose (laticínios)
– Frutanos (trigo, alho, cebola, inulina, etc)
– Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc.)
– Polióis (adoçantes artificiais contendo isomaltol, manitol, sorbitol, xilitol e frutas de caroço, como abacate, damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas

Pra evitar os incômodos e sintomas, uma dieta baixa em FODMAP é recomendada e depois de seis a oito semanas, os alimentos são reintroduzidos em baixas quantidades pra analisar a reação do organismo. A dieta é usada frequentemente em pacientes com síndrome do intestino irritável (SII) e Disbiose, mas também pode ser usada em quem tem sintomas semelhantes e que derivam de outras doenças, por exemplo, as várias doenças inflamatórias intestinais. Ou seja, vale investigar se os FODMAPs são os seus inimigos vez… Uma dieta baixa em FODMAPs é cientificamente comprovada, e agora é usada internacionalmente, como a terapia dietética mais eficaz para a síndrome do intestino irritável (SII/IBS)e os sintomas de inflamações intestinais e para reduzir sintomas de fadiga, letargia e baixa concentração.

Tanto assim, que quando comecei a pesquisar a respeito achei vários trabalhos internacionais a respeito…inclusive ,estive nos Estados Unidos pessoalmente, para atendimento na MAYO CLINIC ( www.mayoclinic.org) onde me recomendaram a FODMAP.

A gama de alimentos para ser excluída é bem grande, então fica difícil lembrar …  achei um aplicativo muito bacana, feito por uma universidade americana que te ajuda,  onde você estiver, a selecionar os alimentos que você pode ou não comer …é sensacional e fácil de usar!!! Eu uso direto e agora já consigo identificar quais os que me fazem mal e que devo evitar, funciona super bem !

O aplicativo é o LOW FODMAP DIET , da MONASH  UNIVERSITY ( agora tem varios, mas esse é o melhor), colaborei para a construção deste aplicativo pois descobri ha 2 anos atras quando ele ainda estava em fase de elaboração.

dieta-fodmap-saude-sucesso-superacao

Como os FODMAPs desencadeiam sintomas ruins?

Quando consumidos em alimentos e / ou bebidas, os FODMAP podem ser mal absorvidos no intestino delgado e passar para o intestino grosso, onde ocorrem dois eventos principais:

  • Os FODMAPs são facilmente fermentados por bactérias no intestino grosso, contribuindo para a produção de gás.
  • Os FODMAPs também são altamente osmóticos, o que significa que eles atraem água para o intestino grosso, o que pode alterar os movimentos do intestino.

Estes dois processos podem então desencadear sintomas que citei antes incluindo: excesso de gases, inchaço abdominal e distensão, dor abdominal, constipação ou diarreia, ou uma combinação de ambos.

No entanto, nem todos os FODMAPs serão desencadeadores de sintomas para todos os pacientes. Ao controlar e gerenciar o consumo de alimentos que contêm os FODMAPs que desencadeiam seus sintomas, os indivíduos podem reduzir ou mesmo eliminar significativamente os sintomas gastrointestinais inconvenientes.

 As 2 fases para implementar a dieta baixa em FODMAP:

  1. Inicialmente, implementamos  a dieta por 8 semanas, que reduz a ingestão de alimentos ricos em FODMAPs em pessoas com sintomas . Recomenda-se que essas pessoas comecem a dieta orientado por um nutricionista, de preferência um especialista em nutrição gastrointestinal (veja www.fodmapdietetics.comou www.daa.asn.au ). Os nutricionistas geralmente recomendam a remoção rigorosa de alimentos que são altos em FODMAPs durante esta etapa.
  1. Após completar 8 semanas na primeira fase da restrição dietética do FODMAP, recomenda-se que retornem ao nutricionista especialista para uma revisão para avaliar a forma como os sintomas melhoraram nesta fase. Se tudo estiver indo bem, o nutri ou voce mesmo trabalhará  na dieta baixa de FODMAP para planejar os próximos passos – ou seja, determine o TIPO e QUANTIDADE de FODMAPs que podem ser tolerados sem sentir sintomas. É um passo importante para determinar quão bem, voce  pode tolerar a reintrodução de FODMAPs. Além de procurar minimizar os sintomas, é um objetivo do nutricionista garantir que a pessoa obtenha a máxima variedade em sua dieta. Além disso, a reintrodução de FODMAPs para um nível que é confortavelmente tolerado permitirá que o indivíduo se beneficie dos efeitos prébioticos dos FODMAPs.

O resultado mais comum deste processo de 2 estágios é que as pessoas com sintomas desagradáveis tenham os sintomas minimizados, enquanto toleram uma variedade crescente de alimentos. Eu fui reintroduzindo e testando sozinha, e hoje consigo identificar exatamente o que não me faz bem.Descobri sozinha essa dieta e consegui com o apoio do aplicativo identificar os que me faziam mal.

Preste atenção, pois nem todos os alimentos da dieta te farão mal, por isso no inicio você tem que retirar tudo e ir reintroduzindo aos poucos.

Segue aqui o nome do aplicativo novamente … que realmente é incrível, ( LOW FODMAP DIET da Monach UNIVERSITY) pois te orienta perfeitamente como fazer uso destes alimentos …. quando estava em construção esse aplicativo  eu contribui com dicas, você também pode ajudar mandando suas experiências com os alimentos e reintrodução dos mesmos.

Se você tem esses sintomas, vale muito experimentar essa dieta!! Vai te ajudar e muito!! Garanto!! E com a ajuda do aplicativo …fica melhor ainda e mais fácil!!

Se você já faz, conta ai para gente… se não, experimente e compartilhe os resultados. Se quiser saber sobre probióticos (clique aqui)

De uma olhada nestes 2 videos , o primeiro explico a dieta na integra , o que significa e como fazer, veja abaixo:

Da uma olhada neste segundo video que praticamente explico o que você deve cortar da sua dieta e depois voce detalha no aplicativo que dei a dica ai no post ,ok?

Beijo no coração!! Não esqueça de assinar minha newsletter!

SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Cléa Pilnik 17 de fevereiro de 2018 at 13:44
    Responder

    Boas dicas: vou seguir aos poucosss! Conheci um senhorzinho, chamado Fortunato, que instintivamente fazia algumas dessas suas orientações. Agua de côco jamais! Se ele soubesse que algu alimentos poderiam ser reintroduzidos aos poucos ele ficaria feliz, pois muitos desses ele gostava bastante de alguns que ele abriu mão definitivamente…

    • Carina Palatnik 7 de março de 2018 at 21:40
      Responder

      Que ótimo!
      Teste e vera que faz toda a diferença !
      Conte depois os resultados .
      beijos

    • Vera Otto Grohs 12 de agosto de 2018 at 18:12
      Responder

      Olá Carina. Tenho uma filha autista, que sofreu vários erros médico gravíssimo, ocasionando lesão cerebral. É um caso muito grave mas não perco a esperança. Realmente os médicos não sabem tratar. Ambas temos disbiose, e para completar ela tem um bloqueio defecatório que vim a descobrir a pouco tempo, evacuando sómente com enema. Vou seguir tuas informações, com fé. Certa de tua ajuda neste caso da disbiose seguirei com gratidão na certeza de uma resolução jubilosa. Carinhosamente.

      • Carina Palatnik 14 de agosto de 2018 at 13:15
        Responder

        Ola querida,
        Fico feliz em poder te ajudar!
        Me conte a evolução dela… espero que ambas melhorem !
        beijo no coração

  2. Pingback: Síndrome do intestino irritável tem cura? - Carina Palatnik

  3. Cléa Pilnik 18 de maio de 2018 at 18:57
    Responder

    Oi Carina, vou seguir o foodmap!! Muito boas as orientações!

  4. Cléa Pilnik 18 de maio de 2018 at 18:59
    Responder

    Adorei as informações e vou usar o foodmap!

  5. Pingback: BARRIGA INCHADA ? UMA BOA DICA PARA RESOLVER ! - Carina Palatnik

  6. Tamara 28 de maio de 2018 at 10:28
    Responder

    Em quanto tempo fazendo a dieta perceberemos uma melhora?

    • Carina Palatnik 28 de maio de 2018 at 11:21
      Responder

      Ola Tamara,
      Isso depende muito de cada um !
      Mas em 15 dias voce estar se sentindo melhor com certeza !!
      MAs faca direitinho sem furos, pois as vezes a pessoa tem uma intolerancia alta a lactose e come algo que tem lactose escondido na receita, e passa mal …acha que a dieta nao esta funcionando.
      Eu estava fazendo a dieta perfeita me sentido ótima ,almocei direitinho depois do cha passei mal … depois que descobri que o adoçante que usei me fez mal… então fique atenta aos detalhes !use e abuse do aplicativo.
      beijo e continue participando

  7. Pingback: VESÍCULA: PODE TIRAR QUE NÃO FAZ FALTA ? SEQUELAS DO PÓS CIRURGíCO - Carina Palatnik

  8. Sergio 21 de junho de 2018 at 01:11
    Responder

    Fui direto com.SII não estou aguentando mais essas diarréias.
    Quero suplementar natural.
    Já estou seguindo o insta, YouTube e o blog.
    Obrigado por dispor do seu tempo e nos ajudar.

    • Carina Palatnik 22 de junho de 2018 at 15:13
      Responder

      Ola Sergio ,
      Que bom poder te ajudar !
      Faça a dieta FODMAP sem furo !!! Isso é fundamental ! Suplemente com probióticos !
      Meditação e atividade física !
      Me conte os resultados ! Faça certinho !!!
      Vai melhorar !
      Beijo no coração

      • ADROALDO ANTONIO DA SILVA 6 de agosto de 2018 at 18:45
        Responder

        Suplementar com qual probiótico ?

  9. aurea vianna 2 de julho de 2018 at 09:16
    Responder

    gosto muito dos seus comentário

    • Carina Palatnik 3 de julho de 2018 at 10:07
      Responder

      ola Muito obrigada , continue participando!
      beijo no coração

  10. Girlane 26 de agosto de 2018 at 11:25
    Responder

    Ola Carina os tubérculos entram nessa dieta

    • Carina Palatnik 26 de agosto de 2018 at 11:34
      Responder

      Ola Girllane,

      Depende de qual…no aplicativo voce encontra todas as opções inclusive as quantidades permitidas para que não te faça mal!
      depois me conte o que voce achou e continue participando !
      Beijo no coração

  11. Grazia Araldi9 1 de setembro de 2018 at 00:40
    Responder

    E qual cha alivia o mal estar e dores?

    • Carina Palatnik 1 de setembro de 2018 at 11:20
      Responder

      Ola Querida,
      Cha de camomila e hortelã, sao ótimos.
      Hortelã só se voce nao tiver problemas de refluxo e gastrite, caso positivo, opte por espinheira santa .
      Beijo no coração e depois me conte se te ajudou!

  12. Luciana 22 de novembro de 2018 at 19:12
    Responder

    Carina, vc é um anjo.
    Estou com vários problemas de saúde e melhoro pouco apesar de medicada. Tenho inclusive SII, alguns alimentos já tenho consciência que não me caem bem, outros nem imagino. Vou seguir essa lista. Decidi que vou tomar o rumo da minha vida e me ajudar. Sei que não será fácil, pq comer é bom demais. Só que pior é não ter mais vida, pq tô sempre cansada, exausta, gases…
    Só uma dúvida: qd vc fez o Foodmap, junto usou esses óleos que vc indica. Foi concomitante? E hj conseguiu reintroduzir algum alimento que antes não te fazia bem?
    Muito obrigada por sua generosidade em compartilhar.

    • Carina Palatnik 29 de novembro de 2018 at 21:48
      Responder

      Ola Luciana,
      Que bom que ajudei voce tomou essa decisão!!
      Importante mesmo voce tomar as redeas , pois alem do mal estar haverão sequelas futuras.
      Sim muitos alimentos verduras legumes frutas , praticamente todos eu como , so evito ainda gluten e proteina do leite que nao acho que é o momento ainda.Mas eventualmente como uma garfada para experimentar.
      Beijo no coração e compartilhe os resultados

    • Flavia 14 de março de 2019 at 08:49
      Responder

      Olá, Carina, duas duvidas sobre a dieta FODMAP: em várias listas que já consultei, a camomila está entre os itens de high FODMAP. Depois, você fala desta dieta, afirmando que devemos cortar, radicalmente, farinhas brancas e açúcar, mas, de novo, em todas as listas, o açúcar entra como low fodmap(o que permitiria, neste caso, o consumo moderado de um chocolate 70%), assim como outras farinhas, a de arroz, por exemplo. Outra coisa: ouvi falar que o MSM (enxofre orgânico) pode ser um bom suplemento para quem tem SII, mas não encontrei muitas ocorrências pesquisando em português; encontrei mais resultado em inglês. Você ja ouviu falar de bons resultados na prática, já que viaja bastante aos EUA?

  13. Luciene 13 de dezembro de 2018 at 13:58
    Responder

    Na loja da apple tem dois aplicativos com esse nome (Low Fodmap diet). Sabe dizer qual dos dois?

    • Carina Palatnik 14 de dezembro de 2018 at 16:40
      Responder

      Ola querida,
      O que eu contribui para construção e uso ê o da MONARSH UNIVERSITY!!
      Depois me diga se deu certo.
      beijo no coração e continue participando

  14. Cristiano 14 de dezembro de 2018 at 10:10
    Responder

    Olá Carina! Quais probioticos que não vem com prebioticos associado você indica? Obrigado

    • Carina Palatnik 14 de dezembro de 2018 at 16:42
      Responder

      Ola Cristiano ,
      Vou lançar um GUIA COMPLETO DOS PROBIOTICOS antes do natal , explicando tudo para voces.
      Por enquanto da uma olhada na playlist sobre probióticos que tem no meu canal do youtube que voce vai encontrar as melhores opcoes.
      beijo no coracao

  15. Gabriela 15 de janeiro de 2019 at 23:20
    Responder

    Olá Carina,
    Estou sofrendo a um ano com uma candidíase vaginal que posso dizer que não seja recorrente…mas eterna. Sem me contentar com o que a ginecologista dizia pesquisei e descobri que tenho intolerância a lactose… faço tratamento desde de agosto e não houve melhoras. Desde o começo suspeito de disbiose qual o probiótico que você recomenda e essa dieta funciona para o meu caso TB? Não aguento mais…muito sofrimento. Vc conseguiu se curar?

    • Carina Palatnik 16 de janeiro de 2019 at 22:45
      Responder

      Ola querida,
      Sim estou curada da candidíase…mas a minha era so no intestino pelo excesso de antibióticos no pos cirurgico…no seu caso com certeza seu intestino também esta infestado…tratamento dieta FODMAP com zero açúcar e leite animal…. , probióticos e anti fúngicos .Se vc nao consegue comprar os 3 compre so o oleo de oregano e faca 3 rodadas de 15 dias com intervalos de 1 semana.Dieta por pelo menos 3 meses. E veja o meu guia novo do probiótico para escolher o probiótico certo para voce.
      Clique no link https://pages.hotmart.com/n10689132f/guia-completo-dos-probioticos/
      beijo no coração , no meu blog tem um ebook gratuito que vai te ajudar também

  16. Claudia 19 de março de 2019 at 10:05
    Responder

    Oi Carina!

    Muito obrigada por compartilhar suas experiências e dicas!
    Eu tenho essa doença e sofro muito com os sintomas. Preciso mudar meu estilo de vida e alimentação…
    Tentei baixar o e-book mas está dando erro.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *