Olá meus queridos,
O intestino é um órgão importantissimo . A começar pelo seu tamanho: se abríssemos e esticássemos, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis. . E olha que isso nem é o aspecto mais interessante da coisa: o intestino tem neurônios e aloja trilhões de bactérias, boa parte delas envolvida em processos fundamentais do organismo.

E você estava pensando que ele era só um longo tubo por onde a comida passa, nutrientes são absorvidos e o que não é aproveitado vira cocô. Como?Neurônios lá no abdômen? Sim, falamos das mesmíssimas células que constituem o cérebro. O intestino tem cerca de 500 milhões delas. É menos que a massa cinzenta, que tem bilhões, mas o suficiente para formar um sistema nervoso próprio, responsável por coordenar tarefas como a liberação de substâncias digestivas e os movimentos que estimulam o bolo fecal a ir embora.
Esses circuitos operam sozinhos, ou seja, independem do comando cerebral.
Por isso, a resposta é sim ….o intestino é considerado o segundo cerebro.
O intestino também é responsável pela produção de serotonina, que e um neurotransmissor responsável pelo nosso humor, essa molécula que nos leva ao estado de bem-estar , 90% da serotonina descarregada pelo corpo é fabricada no intestino.
E ainda temos o nervo vago, que é uma via de mão dupla: assim como o abdômen manda mensagens para o nosso cerebro, o inverso também ocorre. É por isso que, diante de uma situação de estresse, podemos sentir frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro.
O que é microbiota intestinal e a importancia no humor e no equilibrio mental
Há um terceiro elemento que interfere nessa conexão: nossa flora intestinal. Microbiota, para sermos corretos. que vivo falando no meu canal e aqui no blog ( clique no link para saber mais). O intestino carrega cerca de 100 trilhões de bactérias, quantidade dez vezes superior ao número de células do corpo. Isso representa de 2 a 3 quilos do peso total de um indivíduo.
A microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia a digerir alimentos e a nos proteger de infecções, nossa relação com essas bactérias é pacífica e proveitosa para os dois lados: elas conseguem obter nutrientes necessários para sobreviver e em troca, regulam nosso organismo.( clique aqui para saber mais )
De uns cinco anos pra cá, o interesse pela microbiota intestinal só aumenta. Hoje se começa a entender como a flora interfere na predisposição a várias doenças e é capaz de influenciar até o comportamento e as emoções das pessoas.
As bactérias intestinais sao compostas de bacterias do bem e do mau que convivem em harmonia.Mas quando há um desequilibrio, há o risco de uma Disbiose ( clique aqui para saber mais ) e pode refletir no seu cerebro e no seu humor, na sua imunidade como um todo.
Os cientistas ainda estão apurando todos os detalhes envolvidos, mas já conhecem alguns fatores que desequilibram a microbiota. Uma alimentação muito rica em alimentos industrializados, por exemplo, está associada ao desenvolvimento de bactérias ruins e à morte de espécimes bons. As manifestações disso são mais gases e distensão abdominal. A desordem ainda é deflagrada por estresse fora de controle e uso de antibióticos, que, para matar os vilões, acabam exterminando as bacterias do bem.
Só que o desarranjo local repercute na cabeça. Esses desequilibrios na sua microbiota intestinal interfere no humor e na concentração . E consequentemente ficamos enfezados.
Relação cérebro e intestino
Condições como a disbiose ( clique aqui para saber mais ) síndrome do intestino irritável ( clique aqui para saber mais ), marcada por diarreia ou dificuldade de ir ao banheiro sem razão aparente, propiciam nervosismo e depressão assim como a ansiedade e o baixo-astral desequilibram a flora e patrocinam as crises.
Mas é possível prevenir, ou até reverter, desequilíbrios na microbiota intestinal? A resposta é sim. A flora pode ser modulada para que as bactérias do bem vivam em paz . E isso é obtido, em parte, via alimentação, ou por probioticos fabricados ( Clique aqui), manipulados ou fermentados ( clique aqui para saber mais ) ou kefir ( clique aqui)
Então meus amores …cuidem do seu segundo cerebro …seu intestino , que sim é um órgão muito importante que afeta toda sua imunidade e toda sua saude !
Assista essa aula que sei que voce vai adorar e entender tudo a respeito.
Beijão no seu coração
Obrigado Dra; foi uma excelente aula de ciência, a cerca das reações do nosso intestino x cérebro humano. Obrigado Carina.
Ola
Fico feliz de poder te ajudar a ter uma vida meis feliz e saudavel
beijos
Olá Carina, eu tive um caso de disbiose intestinal. Foi um período horrível, de profunda reflexão e de pesquisa. Tomei probioticos e uma nanomolécula de informação do sistema imunitário que acelerou a minha recuperação de forma exponencial. Estaria aberta em conhecer novas informações que eu considero muito importante?
Ola Pedro,
Tenho interesse sim.
Pode me contatar no meu email [email protected]
Beijos