PROBIÓTICO NATURAL DE BETERRABA: COMO FAZER

Ola queridos,

Hoje vou falar sobre a beterraba fermentada .Já falei muito sobre probióticos aqui no blog , que são microorganismos vivos que povoam nosso intestino ( clique aqui para saber mais ).Podemos consumir prontos de farmácia, mas também há a possibilidade de fermentar alguns vegetais, como vou explicar aqui sobre o de beterraba e produzir alguns tipos de probióticos em casa, como o kefir que são colônias de microorganismos vivos( clique aqui para saber mas sobre ele).

beterraba_fermentada- probiotico-intestino _saudavel-disbiose-siiBENEFICIOS DA BETERRABA FERMENTADA

O uso da beterraba fermentada possui longa tradição na Rússia, Ucrânia e em outros países do Leste Europeu, onde é consumido terapeuticamente como tônico da saúde geral. É também comumente adicionado a sopas, molhos e vinagretes.

Os benefícios dos fermentados para a saúde são indiscutíveis. Aqui você faz a beterraba que traz inúmeros benefícios para o sistema digestivo, pois é um probiótico natural repovoa a sua microbiota intestinal e além de combater diversos sintomas, que ja falei em outros posts ….que são causados pela disbiose( clique aqui para saber mais ) como a fadiga e candidíase.( de uma olhada neste post sobre candidiase)

A Beterraba possui propriedades poderosas de melhoria imunológica e anticancerígenas

Os fitonutrientes que promovem à beterraba sua cor púrpura escura também possuem propriedades anticancerígenas poderosas. Pesquisa realizada demonstrou que o extrato de raiz de beterraba reduziu formações de tumores multiorgânicos em diversas espécies de animais quando administrado com água.

O extrato da raiz de beterraba também está sendo estudado para uso no tratamento de pancreatite humana e câncer de próstata.

Além disso a beterraba crua ajuda a melhorar a função imunológica graças ao alto teor de vitamina C, fibras, potássio e manganês, enquanto os pigmentos betalaína e os aminoácidos contendo enxofre encontrados na beterraba apoiam o processo de desintoxicação  no organismo. Tradicionalmente, a beterraba foi valorizada por sua capacidade de purificar o sangue e o fígado.

Rica em folato de vitamina B, a beterraba pode também reduzir os riscos de derrame e é um excelente alimento para mulheres grávidas. O folato é essencial em diversos processos físicos e a falta de folatos durante a gravidez aumenta o risco de defeitos congênitos. As propriedades de limpeza sanguínea que o kvass de beterraba possui pode também ajudar no alívio de enjôos matinais.

Por que fermentar a Beterraba?

A fermentação da beterraba, em vez de seu consumo na forma crua, promove todos os benefícios de melhoria da saúde promovidos pela beterraba crua ,que são mais biodisponibilizados através da fermentação, e das bactérias e enzimas benéficas resultantes da fermentação.

A beterraba fermentada tem sido usado para aumentar a função imunológica, limpar o sangue, combater a fadiga e tratar cálculos renais, sensibilidades químicas, alergias e problemas digestivos.

Pesquisa recentemente feita com animais confirma os benefícios gastrointestinais promovidos pelo suco de beterraba lactofermentado, mostrando que ele ajuda na melhora da microbiota intestinal e na atividade metabólica, para quem tem disbiose, sindrome do intestino irritável e todas as questões correlacionadas ao intestino e ajuda muito na recuperação.

Devido às suas propriedades desintoxicantes, evite tomar muito desse suco no começo. O alto consumo dele pode resultar em sobrecarga de toxinas liberadas, produzindo inchaço, constipação e/ou sintomas de gripe ou resfriado.

Como recomendação geral, comece com 1 colher de sopa, aumentando gradualmente . Se você está demasiadamente intoxicado, melhor começar com apenas uma colher de sobremesa.

Receita Simples de Beterraba Fermentada

beterraba_fermentada- probiotico-intestino _saudavelINGREDIENTES DA BETERRABA FERMENTADA

  • 1 kg de beterrabas orgânicas grandes.

Você não precisa descascar as beterrabas se elas forem orgânicas, pois a casca contém muitas bactérias que conduzem a fermentação. Se usar beterraba cultivada convencionalmente, descascá-la é recomendável para evitar o consumo de resíduos de pesticidas.

  •  água de nascente ou água destilada, pode ser fervida também de preferencia

Água de torneira tratada com cloro ou outros produtos químicos não funcionará, pois os produtos químicos evitarão a ocorrência da fermentação e causarão o apodrecimento. Se usar água de torneira, certifique-se de fervê-la e deixá-la esfriar antes de usar.

  • Sal não refinado natural, tal como sal do mar ou, meu preferido pessoal, sal do Himalaia. O sal ajuda a evitar a formação de bactérias más, porém muito sal fará com que a bebida torne-se salgada demais, então a proporção é de 10 grs de sal para 1 kg de beterraba.

Modo de preparo

Corte qualquer beterraba que for muito grande e retire as partes duras.

  1. Rale com ralador e misture com o sal , deixe descansar por 30 min.
  2. Despeje dentro de vidros até encher todos de beterraba .
  3. Tampe e deixe os vidros em temperatura ambiente por alguns dias (uma semana pelo menos ), até o líquido começar a espumar. Quando isso acontecer, transfira para um lugar frio (cerca de 10ºC) e deixe descansar por 2 a 3 dias.
  4. Depois de fermentado, conserve  na geladeira. Use a beterraba em sopas e saladas .
  5. Veja no video no detalhe como fazer

Depois me conte como ficou o seu …!

Não deixe de assinar minha lista VIP e receber meu EBOOK gratuitamente sobre os 9 ALIMENTOS MÁGICOS ! (Clique aqui)

RECEBA MEU E-BOOK SOBRE ALIMENTOS MÁGICOS PARA UM INTESTINO SAUDÁVEL
Fiz este e-book com muito carinho e te enviarei ele por e-mail.

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Maria Odete Gonçalves Vaz 18 de setembro de 2018 at 18:23
    Responder

    Foi um milagre encontrar você 💕

    • Carina Palatnik 20 de setembro de 2018 at 13:03
      Responder

      Ola querida,
      Que bom que voce gostou.
      Tem outras opções para voce revezar como o kefir de agua e os probióticos prontos.
      depois me conte!
      Beijo no coração

    • Carina Palatnik 22 de setembro de 2018 at 09:08
      Responder

      obrigada querida , continue participando!!
      Depois me conte sua evolução
      Beijo no coracao

  2. Maria Odete Gonçalves Vaz 18 de setembro de 2018 at 18:24
    Responder

    Vou seguir suas orientações 💕

    • Carina Palatnik 20 de setembro de 2018 at 13:00
      Responder

      Ola querida,
      Depois me conte..
      Mas va com calme ..
      Prove pequenas quantidades e veja como seu organismo reage,ok?
      Beijo no coração

  3. Ana Maria Barrela Batista 2 de outubro de 2018 at 19:58
    Responder

    Oi!! CARINA. Amei o probiotico de beterraba ! Vou fazer
    Um beijo no seu coração Carina .

    • Carina Palatnik 6 de outubro de 2018 at 12:04
      Responder

      Ola querida
      Que bom, espero que te ajude!!Continue participando e aproveite e assine minha lista vipo para receber meu Ebook gratuitamente no seu email.
      Beijo no coracao

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *