CHÁ QUE AJUDA NA DIGESTÃO

Ola queridos ,

Acabo de chegar de uma aventura no Marrocos.Amei…

Quem viaja ao Marrocos vai ter que beber chá de menta.
O chá  lá é como nosso cafezinho, onde você chega é oferecido.
Eu adorei pois o chá de menta , é super digestivo e eles servem depois de cada refeição e realmente ajuda bastante . Hoje prefiro mil vezes tomar chá após as refeições do que cafe … que ultimamente não estava me fazendo bem…o chá ao contrario , me sinto muito bem. Ja havia trocado o café pelo chá …então lá me senti em casa total….felizzzz!!

Eu já tomava muito chá , mas tive a certeza de que essa  antiga  tradição marroquina veio confirmar de que tomar chá faz muito bem e te ajuda no tratamento de varias coisas.
É um fato que o chá marroquino é a bebida mais ingerida no país. Faz parte da tradição marroquina. Mas para quem gosta de chá está no paraíso. O chá principal é o de menta e ainda o chá verde com… menta.
Normalmente o chá vem com uma dose enorme de açúcar, exagerado mesmo, por isso, se não gosta de chá doce, avise antes que te sirvam , sempre tem a opção sem açúcar ( ainda bem , né?)
No Norte de Marrocos ( da uma olhada neste lugar incrível)é mais habitual beber-se o chá de menta e o chá verde é mais habitual no Sul do país.
Os ingleses que  introduziram o chá no Marrocos. Diz-se que foi no século XVIII, que os ingleses deixaram nos portos marroquinos um carregamento de chá que tinha navegado a partir da Ásia.A partir daí, o chá passou a ser uma bebida habitual em todo o país. E é também a boa maneira de receber por parte dos marroquinos. Você pode ser recebido em casa de locais com o chá marroquino, assim como ser recebido numa loja (ou souk) com a mesma hospitalidade.
Mas o chá não é simplesmente uma bebida e acaba aí a história. Os chás verde e de menta são bebidas relaxantes e purificadoras, drenantes e diuréticas ,apesar que para este efeito, convém não ser tão doce como o servem. Eu tomo sempre sem açúcar . Voce que quer so os beneficios deve excluir o açúcar também ,ok??
Tanto o chá verde como o de menta ajudam com problemas de digestão e como relaxante, são chás calmantes.
O chá de menta, segundo alguns estudos, poderá também ajudar em tratamentos de asma e alergias e tem propriedades analgésicas, ou seja, que ajudam a combater a dor.Alguns cientistas chegam mesmo a dizer que tem efeitos semelhantes às aspirinas , o que se percebe porque muitos medicamentos são feitos a partir de plantas medicinais.

cha -digestivo-marroquina- saude- cura- digestao- intestino _saudavel- carina_palatnikNo Marrocos, o chá é servido no bule berbere, com desenhos mouros e feito em latão ou em banho de prata. O modo de servir é também muito particular. Tem uma tradição de se puxar alto o bule e acertar com o chá nos pequenos copos de vidro, alguns com riscos coloridos.

São os conjunto de bule, copos e um tabuleiro, também em latão, que são muitas vezes comprados pelos turistas para depois servirem em casa o verdadeiro chá marroquino.

Benefícios do chá verde

Queridinho daqueles que buscam emagrecer, o chá verde é extraído das folhas da mesma árvore que também serve para fazer os chás preto, branco e oolong. Grande fonte de substâncias antioxidantes, a bebida também ajuda a retardar o envelhecimento das células e combate agentes nocivos à saúde, como os radicais livres, que são os responsáveis pelo surgimento do câncer.Ele também auxilia no equilíbrio das taxas de colesterol e açúcar no sangue, prevenindo uma série de problemas como doenças cardiovasculares e diabetes. Esse chá para quem tem problemas digestivos não deve ser consumido porque tem cafeína . Se seu foco é o intestino prefira o chá de menta que descrevo abaixo.

Benefícios da menta ou hortelã*

Popular por dar sabor a chicletes e cremes dentais, a menta possui propriedades analgésicas que há muito tempo vêm sendo utilizadas para tratar dores. Além disso, as folhas de sabor refrescante são ótimas aliadas para um bom processo digestivo; ajudam a diminuir o congestionamento das vias respiratórias; amenizam náuseas e enjoos; fortalecem o sistema imunológico; tratam doenças do trato respiratório e contribuem para uma boa saúde bucal.

*Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero ,mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares.  Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas. MAs tenham em mente que os beneficios sao basicamente os mesmos quando fazemos o chá.

Como fazer Chá Marroquino de hortelã /menta (adaptado =sem açúcar)

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 colher pequena de mistura de cha verde .
  • 1 punhado ( 1 molho) grande de folhas de menta/ hortelã fresca;
  • SEM AÇÚCAR  ( la eles enchem de açúcar )
  • Modo de Preparo

Coloque as folhas de chá verde em um bule e ferva a água em outro recipiente. (se não tiver um marroquino, use um que possa ir ao fogo). Ferva a água à parte. Coloque apenas uma xícara de água fervente no bule. Deixe o chá imergir durante 30 segundos.Quando a água entrar em ponto de ebulição, pegue aproximadamente 250 ml (medida de uma xícara de chá) e despeje no bule onde estão as folhas de chá verde. Deixe a mistura descansar por cerca de um minuto, adicione o líquido em uma xícara e reserve. Coloque mais 250 ml de água fervente dentro do bule, mexa-o em movimentos circulares por alguns segundos e descarte essa água.

Pegue a primeira xícara que estava reservada, coloque o líquido novamente no bule, acrescente as folhas de menta, e cerca de 500 ml de água. Leve o bule ao fogão e deixe ferver em fogo baixo. Quando entrar em ponto de ebulição, desligue o fogo, sirva uma das xícaras e a derrame de novo dentro do bule. Repita esse movimento de três a quatro vezes. Esse movimento cria uma espécie de espuma, característica do chá marroquino.

Em restaurantes aqui no Brasil , peço sempre chá de hortelã fresca , sempre tem , acho uma delicia e ajuda na digestão. Quer coisa mais saudável??

Então fica a dica para problemas digestivos prefira sempre os chás SEM CAFEÍNA , evite tudo com cafeína pois pode irritar sua mucosa intestinal.

Se voce gostou assine a newsletter e de uma olhada neste post sobre os alimentos que ajudam na digestão. https://www.carinapalatnik.com.br/9-alimentos-para-saude-digestiva-intestino/

E se preferir de uma olhada neste vido onde descrevo uma dieta que testei e aprovei para desinflamar seu intestino.

Beijos no coração e muito cha pra voces!

SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *