PÓ MÁGICO ANTI INFLAMATÓRIO e ANTI OXIDANTE: BENEFICOS E CUIDADOS

Ola queridos,

Hoje vou falar sobre a cúrcuma cuja substancia bioativa da cúrcuma, tem varios beneficios entre eles  reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, pois tem efeito anti-inflamatório e antioxidante .

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre, originária da Índia e da Indonésia. Depois de secas, as raízes da cúrcuma são transformadas em um pó, também chamado de cúrcuma, utilizado como tempero.O pó das raízes da cúrcuma é o principal ingrediente do curry, a famosa mistura de especiarias indiana utilizada em diversos pratos com origem nessa culinária.O único problema é que mancha tudo, tem que tomar cuidado porque tudo fica amarelado.
Outra coisa é a qualidade do produto, precisa ver ser não esta misturado com nenhum outro ingrediente, precisa ser realmente puro. Pode ser feito molho, em pó mesmo ou consumido como chá…..mas cuidado Açafrão da Terra ou  Cúrcuma é diferente de Açafrão, não confunda.A cúrcuma é um pó laranja vendido em saquinhos ou a granel nos supermercados e feiras, com preço geralmente acessível. O açafrão, por sua vez, é um pó vermelho, vendido em lugares especializados e com preço bem mais elevado.

BENEFICIOS DA CÚRCUMA

CÚRCUMA-BENEFICIOS-AÇAFRAO DA TERRA1. Efeitos anti-inflamatórios da cúrcuma

Embora a inflamação seja um processo que ajuda nosso organismo a combater micro-organismos maléficos e partículas estranhas, ela pode trazer problemas graves ao se tornar crônica. Veja tudo sobre inflação no intestino e disbiose (clicando aqui)

A cúrcuma contém curcumina, uma substância com um forte poder anti-inflamatório. Esse componente atua nos mecanismos celulares e consegue bloquear processos relacionados a doenças associadas à inflamação crônica, como diversos tipos de problemas intestinais (sabia tudo sobre probióticos aqui), síndrome metabólica e o mal de Alzheimer .

2. Propriedades antioxidantes da cúrcuma

Os radicais livres são componentes que reagem com ácidos graxos, proteínas e o próprio DNA, causando a oxidação. Esse processo leva a danos que estão relacionados ao envelhecimento e ao surgimento de muitas doenças, incluindo o câncer.

A curcumina presente no açafrão-da-terra ajuda a combater a ação dos radicais livres de duas formas: sua estrutura química consegue neutralizar essas moléculas prejudiciais e ela ainda estimula o bom funcionamento dos mecanismos antioxidantes do nosso organismo

3. Proteção das funções cerebrais

Alguns estudos demonstraram que a curcumina pode aumentar os níveis cerebrais do hormônio BDNF, um dos responsáveis pela formação de novas conexões entre os neurônios e também pelo desenvolvimento de novas células desse tipo. Dessa forma, o açafrão-da-terra pode ajuda a combater essas doenças, além de outras condições relacionadas ao envelhecimento.

4. Alívio dos sintomas da artrite com a cúrcuma

O efeito benéfico da cúrcuma nos processos inflamatórios também contribui para o alívio dos sintomas da artrite, que consiste na inflamação das articulações.

Em pacientes com artrite reumatoide, o uso da curcumina se mostrou ainda mais eficiente do que o anti-inflamatório tradicional, aliviando a rigidez e o inchaço

5. Combate ao câncer com a cúrcuma

No caso dos diferentes tipos de câncer, as pesquisas indicam que a curcumina pode prevenir e até mesmo tratar alguns tumores por meio de vários mecanismos de ação. Para o tratamento, existem estudos que sugerem que essa substância pode reduzir o crescimento de um tumor e a sua disseminação molecular

Além disso, foram encontrados indícios de que esse componente seria capaz de reduzir a metástase (quando o câncer se espalha) e impedir o desenvolvimento de vasos sanguíneos no tumor, de forma a contribuir para a destruição dessa massa de células malignas

No campo da prevenção, os pesquisadores observaram que o consumo diário de 4 gramas de curcumina está relacionado a uma redução de 40% no número de lesões benignas localizadas no intestino grosso, as quais poderiam se tornar um câncer de cólon

7. Combate à depressão com cúrcuma

Entre outros fatores, a depressão está relacionada a uma redução nos níveis do hormônio BNDF e ao encolhimento do hipocampo, uma área do cérebro envolvida na aprendizagem e na memória.

Alguns estudos mostram que a curcumina pode elevar os níveis do BNDF, o que ajudaria a reverter essas alterações ligadas à doença. Além disso, essa substância também pode melhorar a ação da serotonina e da dopamina, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e relaxamento

CÚRCUMA-BENEFICIOS-AÇAFRAO DA TERRAReceitas com o açafrão-da-terra ou cúrcuma

Se preferir utilizar a cúrcuma pura, feita a partir da raiz, você deve apenas regular a quantidade, pois ela é bastante picante e seu sabor vai se sobressair aos demais.  A cúrcuma é um dos ingredientes mais importantes do curry, uma das formas mais fáceis de utilizá-la no seu dia a dia é adicionar esse tempero aos seus pratos. Ele combina com carne vermelha, frango, molhos, sopas, arroz e verduras e legumes cozidos.

1.Chá de cúrcuma

É possível também utilizar esse pó para fazer uma infusão: adicione 1 colher de café de cúrcuma a 150 ml de água fervente e deixe repousar por 10 minutos antes de tomar. Recomenda-se beber 3 xícaras por dia entre as refeições.

2.Gel de cúrcuma

Além disso, a cúrcuma também pode ser utilizada para fazer um gel com propriedades anti-inflamatórias. Para isso, misture 1 colher de sopa de babosa com meia colher de chá do pó e aplique sobre as inflamações na pele, como a psoríase.

CUIDADOS COM A CÚRCUMA

Alerta : vale a pena levar em conta um velho ditado segundo o qual a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, uma adaptação do que teria escrito no século XVI o médico, botânico e alquimista suíço Paracelso. Então use com parcimônia.

Apesar de todos os seus benefícios, a cúrcuma não é recomendada para pacientes que tenham pedras na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes. Caso você esteja grávida ou amamentando, sempre consulte seu médico antes de iniciar o uso de qualquer substância com finalidades terapêuticas.

Assine minha lista VIP e ganhe um EBOOK ( clique aqui)
Dá uma olhada no video que mostro como fazer as receitas:

RECEBA MEU E-BOOK SOBRE ALIMENTOS MÁGICOS PARA UM INTESTINO SAUDÁVEL
Fiz este e-book com muito carinho e te enviarei ele por e-mail.

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Carla da Silva Santos 21 de setembro de 2018 at 13:30
    Responder

    Carina,muito obrigada pelas dicas! Eu ja cadastrei meus dois e-mails, porém não recebi seu e-book. Pode por favor me enviar.

    • Carina Palatnik 21 de setembro de 2018 at 15:07
      Responder

      Ola Carla,
      Desculpe o incomodo…veja agora se voce recebeu ?
      Beijo no coração

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *