O que é PROBIOTICO, PREBIÓTICO E SIMBIÓTICO :QUAL A DIFERENÇA, PARA QUE SERVEM E EFEITOS COLATERAIS

Ola queridos ,

Falo muito sobe probióticos no meu blog e no meu canal, porque foi reconhecido ha algum tempo que o corpo humano e colonizado dez vezes mais por bacterias do que por células , e que  a maioria dessas bacterias vivem no trato gastrointestinal . Aproximadamente 100 trilhões de bacterias ocupam o trato gastrointestinal do ser humano

esse complexo de bactérias que vivem no trato digestivo e denominado microbiota intestinal . As bactérias que compõe a microbiota , podem ser benéficas ou maléficas a saúde , dependendo da quantidade de cada um delas.

Precisamos estar com nosso trato intestinal ou seja nossa microbiota equilibrada entre bacterias boas e mas , porque muitos fatores podem acarretar um desequilibrio, como dieta nutricionalmente desbalanceada, rica em gordura , açúcares , farinhas , alimentos industrializados , uso excessivo de antibióticos, pode causar esse desequilibrio que chamamos de DISBIOSE ( clique aqui para saber tudo a respeito) e esse desequilibrio leva a uma hiperpermeabildade intestinal.

O que são Probióticos?

São produtos cheios de bactérias saudáveis que habitam o nosso intestino. Alguns  fermentado fazem parte da classe ( Clique aqui para saber tudo sobre KEFIR) também é possível encontrar probióticos em sachês e cápsulas. Os bichinhos DO BEM , como lactobacilos e bifidobactérias, favorecem :

  • Trânsito intestinal,
  • Cooperam para o aproveitamento de vitaminas
  • Auxiliam no tratamento da disbiose
  • Aumentam a imunidade.

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O que são Prebióticos?

Podem ser definidos como o alimento para as bactérias da microbiota trabalharem direito. O sistema digestivo não consegue quebrar as fibras das comidas de origem vegetal, caso da cebola, do alho e da aveia. Os micróbios devoram esses compostos e, a partir deles, produzem substâncias benéficas à nossa saúde.

  1. – Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  2. – Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  3. – Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  4. – Possuem efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias( do mal) que são putrefativas e intoxicantes.
  5. – Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microbiota intestinal propiciando uma microflora saudável;Mas se voce tem questões gastrointestinais ou esta fazendo  a Dieta FODMAP ( clique aqui para saber mais) sabe que esses alimentos causam muitos gases e inchaço , alem de dores abdominais … então melhor evita-los . Aqui eu te mostro qual a melhor opção para quem esta com questões gastrointestinais CLIQUE AQUI para conhecer o melhor prebiótico.

O que são Simbióticos?

A nova classe oferece o pacote completo: alia probióticos e prebióticos num único item.Mas para quem tem problemas gastrointestinais , por possuir FODMAPS em sua formulação , pode fazer mal causando gases , inchaço e dores abdominais.

Portanto comigo na epoca que testei não deu certo… de uma olhada no video que pode te ajudar a entender melhor !

Beijo no coração

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Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

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