9 ALIMENTOS QUE TESTEI PARA SAUDE DO INTESTINO

Oi queridos,

Testei muita coisa depois de toda essa confusão no meu corpo ( se quiser saber mais clique aqui) e descobri que a cura de quase todos nossos problemas físicos  esta no nosso intestino e consequentemente, depende sempre da nossa alimentação.

Obviamente temos que pesquisar a qualidade dos alimentos funcionais  que vou indicar aqui para vocês, mas com certeza se forem de boa qualidade farão toda diferença na sua digestão, no seu trato intestinal e na sua microbiota.

Os alimentos que vou citar aqui são alimentos funcionais, que são alimentos cujo consumo pode ser feito com segurança e que quando consumidos produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos …  e eu testei e aprovei , meu processo digestivo melhorou 200% com esses alimentos . Eu consumo diariamente os seguintes:

Alimentos funcionais que utilizo para saúde intestinal

1.Aloe Vera:

É uma planta medicinal da família das liláceas. E um anti-inflamatório com efeitos profiláticos e curativos nas lesões gástricas.Voce pode fazer o extrato direto da planta em casa , mas já há no mercado algumas opções prontas que nem sempre são fáceis de achar. Difícil de achar no Brasil, encontrei no Mundo Verde, achei em liquido, mas depois não encontrei mais nas prateleiras, o gosto é bem ruim e o ideal e tomas 3 vezes ao dia junto as refeições. Nos Estados unidos encontrei de várias formas, tem como suco que você compra em garrafinhas para tomar diariamente, tem em gotas, para misturar na água ou no suco e tem em capsulas. Eu consumo normalmente em gotas, mas já tomei em capsulas também. A indicação é 3 vezes ao dia. Tomo sempre. ( CLIQUE aqui para saber como fazer o suco)

2.Aveia:

Fonte de betaglucana , uma fibra solúvel que forma uma solução viscosa , que aumenta o tempo de transito intestinal, atrasa o esvaziamento gástrico e diminui a absorção de glicose e esteróis . Um ponto importante é que ajuda o crescimento de probióticos no intestino. Obviamente compro sem glúten, hoje esta mais fácil de achar produtos sem glúten inclusive a aveia, na realidade a aveia não contém glúten, mas pode ser contaminada na maquina, para quem é celíaco isso é muito importante , qualquer traço de gluten pode causar uma reação seria. Outro detalhe: o ideal é consumir o farelo de aveia que tem 4 vezes mais fibras que os flocos, então fique atento na hora de escolher a sua.Ahh !E atenção para a quantidade diária : não ultrapasse 2 colheres de sopa ok??

3.Cúrcuma:

curcuma-saude-intestinoA curcumina substancia bioativa da cúrcuma, reduzem a inflamação no trato gastrointestinal pois tem efeito anti-inflamatório e antioxidante , então só tem efeitos benéficos.O único problema é que mancha tudo, tem que tomar cuidado porque tudo fica amarelado. Outra coisa é a qualidade do produto, precisa ver ser não esta misturado com nenhum outro ingrediente, precisa ser realmente puro. Pode ser feito molho, em pó mesmo ou consumido como chá (depois passo a receitinha).

4.Gengibre:

Você sabia que o gengibre é um caule que cresce debaixo da terra e não uma raiz? Isso chama-se rizoma. O Gengibre é reconhecidamente e um poderoso anti-inflamatório, fonte de magnésio, potássio e ferro. Eu tomo como chá, independentemente do chá …se faço chá de hortelã coloco gengibre dentro, se faço chá de pau d’arco coloco também, o unico cuidado que tomo é de não tomar depois das 4hs da tarde nada com gengibre, porque me tira totalmente o sono, eu que já tenho dificuldade de pegar no sono , então não posso mesmo.Mas se voce não tem problema de insônia … ta liberado alias , o gengibre da uma super energia… anti inflamatório e energético natural!

5.Hortelã :

Funciona como anti-nausea, melhora dores abdominais, é anti-inflamatório e antifúngico, ajudando no combate a cândida. Tem o óleo essencial de hortelã que que pode ser consumido ou chás. Tomo chá de hortelã todos os dias com um pouco de gengibre, adoro, além de dar energia acho uma delicia. Obviamente sem açúcar e sem adoçante. Usava muito adoçante antes, quando percebi que era uma das causas, para meu mal-estar parei …. No início foi difícil acostumar com o paladar natural dos alimentos, mas aos poucos você vai se habituando e nem sente mais vontade de adoçar. O melhor é tomar o chá com folhas frescas, mas nem sempre temos a disposição, então tomo de caixinha mesmo.

6.Semente de Abóbora :

Rica em fibras, pode ser consumida como aperitivo, óleo e farinha rica em fibras, ácidos graxos e vitamina E tem propriedades antioxidantes. O ideal e consumir in natura sem tratamento térmico prévio. Como todos os dias um punhado, ou seja umas 20 grs., mais ou menos uma xícara de café. E muito calórico, por isso temos que maneirar na quantidade, e além disso o segredo de tudo esta no equilíbrio não eh mesmo?

7.Vegetais Crucíferos :

Brócolis, couve manteiga, repolho, couve de bruxelas, Couve-flor, são crucíferas, ricos em vitamina C e diversos compostos bioativos , ajudam na eliminação de substancias cancerígenas mas o ideal é comer cru , ou levemente cozidos. Eu adoro vegetais, e se me fazem bem, melhor ainda não é?

Procuro comer vegetais em todas as refeições, me ajudam na digestão e sempre tem muitas vitaminas, mas fique atento ao tempo de cozimento e prefira comer cru…

8.Ômega 3:

O ômega 3 é considerado um poderoso anti-inflamatório, pois reduz a sínese de citocinas inflamatórias, notou-se isso na população de esquimós que consomem muito ômega 3 e tem um baixíssimo índice de doenças inflamatórias. Os peixes , são muito ricos em Omega 3 , principalmente o salmão , mas atenção nao pode ser criado em cativeiro… eu como muito peixe atualmente, assim consumo Omega 3 direto da fonte, mas complemento com suplementos de Omega 3. Eu tomo diariamente, de manhã e a noite. Aqui no Brasil tem a venda em qualquer boa drogaria ou farmácia. Tem os nacionais e os importados.Tenha certeza de comprar uma marca confiável, pois trambiqueiro tem em todas as aras inclusive de saúde , portanto olho aberto antes de comprar o seu.

9.Chia e linhaça:

Sua composição é parecida pois são ricas em ômega 3, fibras solúveis e mucilagens ( aquela gosminha gelatinosa que cria quando hidratada) tem efeitos anti oxidantes e anti proliferativo. Tomo diariamente uma colher de chia e duas de linhaça que deixo de molho, no meu leite vegetal favorito, pode ser de amêndoa, arroz etc., mas há diversas formas de consumi-las, o importante é deixar de molho pois engoli-las secas é ate perigoso pois quando hidratadas, aumentam muito de tamanho e isso vai acontecer dentro do sei intestino se ingeri-las desidratadas … deixo pelo menos 8 horas hidratando … coloco no leite vegetal a noite e tomo pela manhã.

Queridos, prestem atenção , para haver uma mudança precisam ser consumidos por algum tempo , não basta usar uma vez e achar que vai fazer diferença , lógico que sempre fazem bem , mas frequência é importante, ok?

Se voce ja utiliza algum destes alimentos funcionais conta pra gente e compartilhe suas experiências … Aproveite e deixe seu e-mail para receber sempre novidades.

Dá uma olhada nesse video no Youtube que falo sobre alguns anti inflamatórios naturais

Segue o link de uma das referencias de estudo que utilizei.

Beijo no coração….

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Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

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  3. SANDRO C COSTA 2 de outubro de 2020 at 22:12
    Responder

    Amiga karina boa noite, tive uma infecção e presisei tomar dois tipos de antibióticos, Tive muita diarreia por muitos dias. Apos decorrido um mês ainda estou meio ruim do intestino.
    preciso de um conslho seu.
    MUITO OBRIGADO BJOS!!!

    • Carina Palatnik 3 de outubro de 2020 at 09:41
      Responder

      Ola querida,
      Com certeza sua microbiota intestinal ficou em desequilibrio , com uma disbiose …precisa tratar isso !
      Se quiser posso te ajudar me procure no meu whatapp 11,993707007
      Beijos no coração

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