ADOÇANTE ARTIFICIAL : Qual o MELHOR ? Qual faz MAL?

Ola,

Voce sabia que o adoçante artificial pode ser o gatilho de varios sintomas gastrointestinais que voce tem  e voce nem sabia??

Sabe aqueles sintomas da disbiose ( clique aqui para saber mais ) ou da Sindrome do intestino irritável ? ( clique aqui)

Adoçantes, também conhecidos como edulcorantes, são substâncias de valor energético nulo ou baixo que dão a um alimento o gosto doce.

Os adoçantes naturais : são extraídos de plantas, como a cana de açúcar, beterraba, frutas, entre outros. Podem ser: frutose, stévia ,  e aqueles  terminados em OLs. Já os adoçantes artificiais são sintéticos e podem ser: sacarina, ciclamato, aspartame e acesulfame .

adocantesxilitol-manitol-sorbitol-eritriolXilitol, Manitol, Sorbitol, Eritritol

Vamos falar primeiro sobre os terminados em OLs , como Xilitol, Manitol, Sorbitol, Eritritol, que são adoçantes da linha de álcoois de açúcar( não quer dizer que tenha alcool , nem açúcar) que são híbridos entre uma molécula de alcool e uma de açúcar. E não é porque sao feitos de forma similar, que são iguais . Diferentemente dos adoçantes totalmente artificiais, os derivados de alcoóis de açúcar, normalmente tem calorias e somos capazes de digeri-los e absorve-los parcialmente . A taxa de absorção varia entre os tipos e vai de50% no xilitol a quase 80% no sorbitol, dependendo da pessoa. Já o xilitol e o manitol tem efeito laxativo , portanto para quem tem problemas gastrointestinais, devem com certeza evita-los.

Dos adoçantes de alcoóis de açúcar o eritritol é considerado o que tem mínimos efeitos colaterais, uma vez que não afeta o colon como os outros, não causa efeito laxativo e tem índice glicêmico mais baixo e menos calorias, pois ele passa praticamente inalterado através do nosso sistema digestivo, sem causar nenhum dos efeitos metabólicos prejudiciais do excesso de açúcar.

Sacarina, ciclamato, aspartame , acesulfame

Os adoçantes artificiais são sintéticos e podem ser: sacarina, ciclamato, aspartame , acesulfame  eu realmente não recomendaria para quem tem qualquer problema de saúde, pois todos tem algum efeito colateral. Por exemplo, o Ciclamato de Sódio: as pesquisas relatam risco de desenvolvimento de câncer de trato urinário e sugerem que o consumo em longo prazo de alimentos contendo essa substância, como por exemplo, duas latas de refrigerante dietético por dia, durante 10 anos, seriam suficientes para aumentar em até três vezes a chance da doença.

 xilitol-manitol-sorbitolStevia :

É meu favorito e o mais natural extraído de uma planta conhecida como Stevia rebaudiana, tem dose diária recomendada de 5,5mg/kg, então uma pessoa de 70 kg poderia consumir 385 mg por dia de steviosídeo. Não tem contraindicação e é totalmente atóxico. Prós da Stevia: é natural e possui sabor 300 vezes mais doce que o açúcar. Tem boa estabilidade em altas e baixas temperaturas, podendo ser levado ao fogo e ao congelador.Contras Da Stevia : possui forte sabor amargo residual.Calorias: não-calórico Ponto de atenção da Stevia; No brasil eé comum encontrar misturado com lactose, dextrose e outros adoçantes que nao fazem nada bem, portanto atenção ao rotulo, para nao fazer mal precisa ser STEVIA PURA.

Mas o ideal mesmo seria nao usar nenhum tipo de adoçante, eu ultimamente não uso nenhum, me acostumei com o paladar natural dos alimentos e não sinto mais falta nenhuma. Topa o desafio de ficar 30 dias sem comer nada adoçado?? Voce vera que depois nem vai querer mais adoçar …depois me conta , Tá?

De uma olhada neste video que voce vai gostar:

Assine minha lista VIP e receba um EBOOK gratis , sobre os 9 alimentos magicos!!Clicando aqui

RECEBA MEU E-BOOK SOBRE ALIMENTOS MÁGICOS PARA UM INTESTINO SAUDÁVEL
Fiz este e-book com muito carinho e te enviarei ele por e-mail.

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *