COLÁGENO : os MELHORES do mercado e 10 dicas para POTENCIALIZAR sua ação

Olá queridos,

Hoje vou falar sobre as opções de colágeno que encontramos no mercado. Fiz um post falando sobre os perigos do colágeno, se quiser saber mais CLIQUE AQUI , para entender quais os perigos e benefícios do colágeno .

Ele representa de 25-30% das proteínas presentes no corpo humano, sendo alguns tipos de colágeno mais abundantes do que outros. Porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a sua suplementação, após os 30 anos de idade.

Os diversos colágenos existentes no mercado apresentam diferenças entre tipo, conteúdo de aminoácidos, composição nutricional e indicação de uso.

Nesse post, entenda a diferença de alguns tipos de colágeno existentes e conheça quais estão disponíveis no mercado  internacional , que pesquisei a respeito fora do Brasil, veja até o final.

Quais são os tipos de colágeno?

Tipo I

É o mais comum; aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele.

Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem.

Colágeno nativo

Essa versão de colágeno não foi reduzida em partículas menores ou desnaturada para a absorção mais otimizada. Todas as outras opções são obtidas a partir desse tipo de colágeno.

Desnaturado

A partir de um processo que consiste no aquecimento, o colágeno desnaturado é preparado, visando maior eficiência dos aminoácidos. Essa desnaturação é um processo irreversível, que altera o pH e atua diretamente nas cadeias peptídicas dos aminoácidos.Essa versão do colágeno não é uma das mais procuradas entre todos os tipos de colágeno e não promete benefícios para articulações.

colageno_hidrolisado_para_pele_lindaColágeno hidrolisado

Sendo um dos suplementos mais procurados para auxiliar na saúde da pele, a versão hidrolisada do colágeno traz ainda mais benefícios para melhorar a aparência de quem a utiliza. Com essa suplementação é possível garantir um reforço com efeito rejuvenescedor, além de melhorar a saúde das cartilagens e dos ossos, já que ele é indicado para o tratamento de artrite.

Outro grande benefício do colágeno hidrolisado é que ele  e, assim, garante ainda mais eficiência dos aminoácidos. Isso se deve ao fato de o colágeno ser composto por partículas muito pequenas, o que facilita a rápida absorção da substância.

Os suplementos com colágeno hidrolisado são extraídos da pele de gado, frango ou peixes com alta qualidade Veja no video abaixo as opções de colágeno no mercado . Eles possibilitam a melhora na hidratação e na suavidade da pele , melhora nas articulações e ossos do indivíduo o utiliza.

9 dicas para potencializar os efeitos do colágeno:

1.Consuma sempre o colágeno com algum tipo de vitamina C

Não precisa ser nada industrializado e sim  natural, como com  suco de laranja , limão, laranja lima (para quem como eu não pode consumir nada acido) , enfim vale adicional qualquer fruta ao seu colágeno para potencializar os efeitos.Veja no meu instagram no stories dicas que dou diariamente sobre como consumir o colágeno ( CLIQUE AQUI)

2. Evite consumir com outras proteínas simultaneamente

Muita gente consome o colágeno com whey protein ou durante a refeição com proteínas… para ele ser melhor absorvido consuma em horários separados, com pelo menos 1 hora de intervalo.

3. Beba muita água

Água é fundamental para a saúde da pele. Não se esqueça: a desidratação também é refletida na pele, que acaba perdendo brilho e elasticidade. Por isso, beba muita água todos os dias para garantir que esse efeito negativo não ocorra.

4. Não deixar os nutrientes essenciais de lado

O organismo depende de uma série de nutrientes para garantir que a produção natural de colágeno ocorra normalmente. E este processo pode ser potencializado ao incluir alimentos na dieta que sejam ricos nesses nutrientes.

Os principais deles são a vitamina C e o silício. A primeira pode ser encontrada, principalmente, em frutas e verduras. Já o silício pode ser encontrado em cereais integrais, como é o caso do arroz, aveia, manga e do repolho cru.

A vitamina E também é importante neste processo, já que favorece a cicatrização e melhora a aparência da pele. Ela pode ser encontrada em óleos vegetais, na gema de ovo, fígado, carnes vermelhas, tomate, vegetais verdes e em frutas, principalmente kiwi, maçã e pêssego.

5. Aposte em cremes faciais

Todos sabemos que tomar sol é importantíssimo, até mesmo para garantir níveis adequados de vitamina D no organismo, mas é igualmente importante usar protetor solar no rosto para evitar um aspecto mais envelhecido da pele.Alem de comer bem e beber muita água, você também pode fazer uso de cremes faciais e protetores solares para evitar, retardar ou minimizar os efeitos do tempo e do meio ambiente sobre a pele.

6. Evite comer frituras

Quando os alimentos são fritos, o óleo acaba virando gordura trans. Essa gordura não tem finalidade útil no organismo, e pode acabar provocando inflamações e incitando a ação dos radicais livres, que afetam diretamente a produção de colágeno.

Aí entra também a importância dos polifenóis, substâncias presentes em alguns alimentos e que têm potencial antioxidante, importante para combater os radicais livres e o envelhecimento precoce.São ricos em polifenóis: cebola, maçã, uva, linhaça, brócolis e chá verde, entre outros.

7. Garanta uma boa noite de sono

Dormir bem é extremamente benéfico para a qualidade da pele, afinal é durante a noite que o nosso organismo combate os radicais livres com mais eficiência e produz o hormônio do crescimento (GH), também responsável pela renovação celular.É enquanto você está dormindo que as células organizam suas funções, descansam e reequilibram os estragos do dia, como os efeitos causados pelo sol, o vento e a poluição. ( clique aqui para saber dicas de como DORMIR MELHOR e acabar com a INSONIA)

8. Não ultrapasse a quantidade de 9 á 10 grs por dia, pois o excesso te fará mal

9. Sempre leia o rotulo para saber se o colágeno é realmente puro sem aditivos artificiais que só te farão mal .

Conheça aqui os melhores e mais variados tipos de colágeno do mundo! De uma olhada neste video:

Beijo no coração e de uma olhada no meu instagram  ( CLIQUE AQUI )que todos os dias mostro no stories dicas de como consumir o colágeno!

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Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

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