LEVEDO de CERVEJA ou LEVEDURA NUTRICIONAL, qual a diferença e como consumir ?

Olá , hoje vou explicar sobre LEVEDO DE CERVEJA e LEVEDURA NUTRICIONAL , qual a diferença e como consumir cada um deles .

A confusão começa porque ambos são fungos da familia das sacaromicetáceas que promovem a fermentação, alguns usados na produção de bebidas alcoólicas e na panificação , como fermento e alguns patogênicos, como a cândida. ( quer saber mais sobre o assunto clique aqui)

As leveduras (pertencentes ao grupo dos fungos) são organismos eucarióticos unicelulares que existem no solo, ar, plantas, frutos e alimentos. A espécie mais comum é a Saccharomyces cerevisae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja.

Os dois são bem parecidos em termos nutricionais, mas têm consistência e sabor completamente diferentes .

nutricional yeast vs levedo de cerveja

A levedura da cerveja converte açúcar em álcool, por meio da fermentação, que é uma etapa da respiração anaeróbica. É esse processo que se utiliza na indústria de bebidas alcoólicas para fabricação de cervejas, além de outras como rum e uísque.

As leveduras são usadas por algumas pessoas em benefício da saúde. Têm alto valor proteico e são ricas em vitaminas do complexo B.

Além disso, possuem efeito importante no aparelho digestório ajudando no funcionamento dos intestinos, e exercem papel também na defesa do organismo contra agentes patogênicos.

A levedura nutricional, também chamada de levedura alimentar, é um fermento inativo utilizado como suplemento alimentício e tempero. Já o levedo de cerveja é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja.

Você sabe a diferença?

Diferenças entre Levedo de Cerveja Levedura Nutricional            

LEVEDO DE CERVEJA : O levedo de cerveja  é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja.

Com relação ao teor vitamínico, o levedo é considerado fonte de vitaminas do complexo B , tanto é que as pessoas tomam em cápsulas para resolver vários problemas somáticos como : fadiga, depressão, queda de cabelo, etc.

A levedura de cerveja também é interessante de um ponto de vista nutricional, rica em aminoácidos fundamentais. Portanto, ela é rica em proteínas (45 a 50%) muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida , vitaminas (sobretudo do complexo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selênio, crômio, alumínio).

Outra utilização importante na indústria alimentícia é a fabricação de pães. O fermento biológico contém essas leveduras, que durante o processo de fermentação liberam o gás carbônico. Esse gás faz a massa aumentar de volume. ( clique aqui para saber a respeito na wikipedia )

Benefícios para a saúde do levedo de cerveja

Particularmente indicado nos casos de diabetes , acne e demais problemas de pele, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento.

O levedo de cerveja é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal .

O levedo de cerveja é um subproduto da fabricação de cerveja. Muitas vezes, tem um gosto horrível de tão amargo que fica.

Mas atenção, existem varios aspectos que voce deve levar em consideração antes de consumir o LEVEDO DE CERVEJA ( clique aqui para saber OS 3 PERIGOS DO LEVEDO DE CERVEJA ). Além disso quem é celiaco deve tomar cuidado pois o levedo de cerveja pode conter traços de gluten

LEVEDURA NUTRICIONAL ou LEVEDURA ALIMENTICIA : (São a mesma coisa )

Provavelmente o maior mérito da levedura nutricional é que ela oferece aos veganos uma fonte confiável de proteina, não animal . Ela dura indefinidamente se guardada num pote bem fechado.

Qual é o sabor da LEVEDURA NUTRICIONAL ?

A levedura nutricional tem um agradável sabor de queijo , as vezes nozes que é bem gostoso. Pertence à família dos fungos (cogumelo) e é uma fonte vegetariana excelente de proteinas e vitaminas do complexo B, que normalmente só se obtém através dos alimentos de origem animal. Em outros termos, é legal se puder acrescentar levedura nutricional em sua dieta se voce é vegetariana (o) ou vegana(o).

Fabricada a partir de um organismo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae, a levedura nutricional é cultivada em melaço.

Polvilhe levedura nutricional nas pipocas, saladas e pratos para um sabor diferenciado. Use em legumes assados para dar um sabor a queijo.

Gostaram das dicas então saiba quais cuidados tomar antes de tomar levedo de cerveja ( clique aqui)

Beijos no coração… e me contem abaixo se voce consome algum destes dois ?

SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *