VESÍCULA: PODE TIRAR QUE NÃO FAZ FALTA ? SEQUELAS DA CIRURGIA

Ola queridos,

Tudo bem??Eu agora estou bem, mas passei por uns perrengues… tiraram minha vesícula que estava saudável , acreditam ???( leia aqui se quiser saber mais)

Pois é , e dizem que não tem importancia retirar a vesícula !! Não faz falta … !Parto do principio que tudo que está no seu corpo tem uma função importante !! Por isso, digo sempre que sou 100% original de fabrica .Nunca fiz nenhuma plástica… nada !!! Nada contra , mas evito ao máximo … até amígdalas eu tenho hahah ! Agora sou 99% original de fabrica porque retiraram minha vesícula, né?

vesicula_biliar-saude -cura - A vesícula parece um saquinho em formato de pera.

A vesícula biliar armazena bile , que é lançada apenas quando o alimento que contém lipídeos , ou seja gorduras entra no trato digestivo, estimulando a secreção de colecistoquinina (CCK). A bile emulsifica gorduras e neutraliza ácidos na comida parcialmente digerida.

Depois de ser armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada do que quando saiu do fígado, aumentando sua potência e intensificando seu efeito nas gorduras. A maior parte da digestão ocorre no duodeno.

A vesícula funciona como um reservatório para armazenamento da bile, que atua como uma espécie de detergente natural do corpo humano. Quem produz e concentra a bile é o fígado para que as células de gordura possam ser quebradas.

APÓS A RETIRADA DA VESÍCULA A DIGESTÃO DE GORDURAS FICA PREJUDICADA, POR ISSO DEVE-SE EVITAR A INGESTÃO DE LEITE, CARNE VERMELHA , FRITURAS, DOCES , PAĒS  , MASSAS , EMBUTIDOS , enfim comer o mais saudável possível.

Existe inclusive uma sindrome , que ocorre após a retirada de vesícula, que nenhum médico fala, né? A síndrome pós-colecistectomia (SPC), que consiste em um grupo de sinais clínicos e sintomas que habitualmente surgem após a ressecção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia), que é comumente realizada com o objetivo de tratar os cálculos biliares.

Isso nao é invencionice haha ….. até na wikipedia tem , se quiser clique aqui :https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_p%C3%B3s-colecistectomia

Esta síndrome resulta das alterações ocorridas no fluxo da bile, em decorrência da remoção do seu local de armazenamento, que é a vesícula biliar. Dois tipos distintos de problemas podem ser encontrados nesses casos. Primeiro, é o contínuo aumento do refluxo de bile para o trato gastrointestinal superior, fator que pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de esofagite ou gastrite. A outra consequência está relacionada ao trato gastrointestinal inferior, podendo haver cólicas intestinais e diarreia. Além dessas manifestações clínicas, também podem estar presentes, gases, flatulência, náuseas, vômitos e icterícia.

Estudos mostram que aproximadamente 65% dos pacientes que passaram pela colecistectomia não sofrem da SPC, pois um fluxo anormal de bile nem sempre leva a manifestações clínicas. Mas restam os outros 35% que sofrem as consequências da colecistectomia sim !! Isso é um percentual muito alto.

O diagnóstico é feito com base no histórico e quadro clínico apresentado pelo paciente. Em alguns casos, são necessários alguns exames, como ultrassonografia endoscópica, manometria biliar, tomografia computadorizada ou ressonância magnética e o tratamento desta síndrome deve ser feito de acordo com a causa, envolvendo o uso de fármacos e cirurgia

Não há período de tempo exato para o aparecimento destes sintomas. Eles podem aparecer logo após a cirurgia ou podem surgir passados muitos anos após a intervenção cirúrgica.

No meu tratamento Holístico para melhorar questões gastro intestinais , resolvo esses sintomas em 4 etapas;

1.Dieta adequada

2.Reparando seu intestino

3.Cuidando da mente

4.Tratando do corpo

Deixe seu nome e email no final do post que te encaminho em breve como solucionar essas questões;

Dá uma olhada neste video:

Vejam esse link abaixo , clicando , nele, explica direitinho sobre a Sindrome Pós Colisectomia e suas sequelas, ao final tem os comentarios de varios pacientes que fizeram a retirada de vesícula , de uma olhada antes de tomar sua decisão:

https://saude-info.info/os-sintomas-da-sindrome-pos-colecistectomia.html

No meu tratamento Holístico para melhorar questões gastro intestinais , resolvo esses sintomas em 4 etapas;

1.Dieta adequada

2.Reparando seu intestino

3.Cuidando da mente

4.Tratando do corpo

Beijo no coração ! Não deixe de comentar e assinar a newsletter ! de uma olhada neste post que acho que voce vai gostar..

SAIBA TUDO SOBRE DISBIOSE

ASSISTA MINHA ÚLTIMA LIVE, FALO SOBRE CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO DA DISBIOSE INTESTINAL E A IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS NA CURA.

Por favor, informe o seu e-mail para poder assistir a gravação live sobre disbiose, muito obrigada! Bjs, Carina Palatnik

Carina Palatnik

Fascinada pela área de saúde desde a infância, com vocação para medicina, levada pela vida para a carreira de modelo e atriz ...

Comments

  1. Deise Macedo 30 de maio de 2018 at 10:40
    Responder

    Qual a especialidade médica que procuro? Gastro? Clínico-Geral?

    • Carina Palatnik 30 de maio de 2018 at 17:09
      Responder

      Olá Denise,
      Medico para avaliar sua vesícula?
      Ou para avaliar as sequelas?

    • Carina Palatnik 11 de junho de 2018 at 10:05
      Responder

      Deise ,
      Normalmente um gastro para avaliar a necessidade cirúrgica !
      Para tratar as sequelas sugiro um nutricionista especializado em problemas funcionais .
      Beijo e deixe sempre suas dúvidas por aqui !

    • Lucia 22 de abril de 2019 at 11:45
      Responder

      Como faço uma dieta pra não vomitar a noite, operei a visicula e estou sofrendo nada para ninguém meu estômago a noite já faz mais de seis meses que operei…

      • Carina Palatnik 23 de abril de 2019 at 10:45
        Responder

        OLA LUCIA,
        Fiz um video no meu canal dando dicas de como melhorar os sintomas pos colecistectomia.
        Da uma olhada la que vai te ajudar.
        Procure comer leve a noite tomar uma sopa de legumes com carne pelo menos duas horas antes de deitar e nao deite logo apos a refeição.
        OK ? espere fazer a digestão … Outra coisa levante sua cama 10 centimetros coloque livros ou tijolo na cabeceira para que fique mais elevado que os pes , pode te ajudar.
        Depois me conte os resultados.
        Beijão no coração

  2. Flavia Valentini 30 de maio de 2018 at 17:08
    Responder

    Carina,
    Mais uma vez parabéns pelo seu belo trabalho. Tive minha vesícula retirada em 2015 mas ela realmente vinha me causa do dores há muitos anos. Fiz vários exames bem minuciosos antes de ter um diagnóstico responsável e verdadeiro indicando a remoção da mesma. Sei de casos como o seu onde médicos despreparados e irresponsáveis retiram a vesícula sem necessidade. Fiquem atentos!! Façam exames médicos porque no meu caso, tive sinais mas geralmente a vesícula não manifesta problemas antes de se tornarem graves como uma pancreatite por exemplo. Abraço

    • Carina Palatnik 30 de maio de 2018 at 18:14
      Responder

      Ola Flavia,
      Que bom que voce esta gostando!!
      Realmente ha casos onde é necessario retirar a vesícula , sem discussão!
      Mas muitas vezes ha um abuso no volume de cirurgias , as vezes são casos que os pacientes optam por fazer, porque com esse discurso de que a vesícula não faz falta , muita gente retira sem saber que há sequelas em 35% dos pacientes, como todo e qualquer órgão do nosso corpo , faz diferença sim!!
      Obrigada por colaborar …
      Grande beijo no coração

  3. Cléa Pilnik 1 de junho de 2018 at 08:14
    Responder

    Oi Carina, realmente concordo com você que, deve-se ouvir sempre ouvir-se uma 2a opinião antes de qualquer cirurgia!

  4. Mg 3 de julho de 2018 at 13:10
    Responder

    Eu e mais 3 membros da minha família (país e irmão) tiramos a vesícula. A minha foi por laparoscopia no sírio e libanês. Não tivemos esse monte de sequelas não. Vc foi vítima de um crime médico, isso sim. Já processou o hispital por perdas e danos? Abços,
    M.

    • Carina Palatnik 3 de julho de 2018 at 13:19
      Responder

      Ola querida,
      Sim nem todos tem sequelas imediatas com a retirada de vesícula , no meu caso estava com uma gastroenterite forte e abriram desnecessariamente meu corpo para tirar um órgão saudável…e dai tive sequelas pela sequencia de erros , uma infecção que me obrigou a tomar uma quantidade excessiva de antibióticos etc etc…
      Mas sim estou processando criminalmente esse “medico”que quase matou minha cunhada 20 anos atras , antes mesmo de eu conhece-la … não sabíamos que se tratava do mesmo medico!!
      Obrigada pelo interesse e de uma olhada no blog tem pautas bem interessantes!!
      Beijao
      Carina

  5. Mg 3 de julho de 2018 at 13:17
    Responder

    Eu tive sim, de vez em quando uma indisposição horrível, nada parava no estômago, por vários anos depois da laparoscopia pra retirar a vesícula empedrada. Um belo dia, fiz umas seções com um osteopata maravilhoso em Itu por outro motivo e graças a Deus, o que estava fora do lugar foi corrigido e não tive mais esses episódios.

  6. Alex Sandro 17 de outubro de 2018 at 00:07
    Responder

    O médico para a vesícula é o Gastro, e muito cuidado pra buscar rápido o diagnóstico se opera ou não, eu demorei e quase me custou a vida. Problemas na vesícula mata e rápido, e existe mais números que se pensa.

    • Carina Palatnik 17 de outubro de 2018 at 12:08
      Responder

      Ola Alex ,
      Verdade quando se esta com um caso como seu precisa se tirar mesmo.
      Meu caso foi erro mesmo nao tinha nada minha vesícula estava saudável… nada de pedras nada de inflamação e nenhum sintoma relacionado a vesícula. Depois tive uma septicemia porque na verdade estava com uma gastroenterite aguda, so isso.
      Beijo e continue participando

  7. Alex Sandro 17 de outubro de 2018 at 00:10
    Responder

    Eu tinha tanta pedra na vesícula, que dava pra calçar uma rua

    • Carina Palatnik 17 de outubro de 2018 at 12:08
      Responder

      Ola Alex ,
      Verdade quando se esta com um caso como seu precisa se tirar mesmo.
      Meu caso foi erro mesmo nao tinha nada minha vesícula estava saudável… nada de pedras nada de inflamação e nenhum sintoma relacionado a vesícula. Depois tive uma septicemia porque na verdade estava com uma gastroenterite aguda, so isso.
      Beijo e continue participando

  8. Edmilson Barbosa Alles 19 de novembro de 2018 at 19:42
    Responder

    Depois de uma pancreatite aguda, decorrente de deslocamento de microcálculos da vesícula para o pâncreas, fui recomendado a retirar a vesícula.

    Mas realmente é um caso intrigante, pois, se os microcálculos surgiram porque a bile está sendo produzida irregularmente pelo fígado, a meu ver, o problema não está na vesícula.
    Dessa forma, não deveria corrigir o problema no fígado, que ocasiona a produção irregular da bile, em vez de retirar a vesícula?

    São esses questionamentos que estou fazendo antes da cirurgia que já está marcada, mas que não me sinto inteiramente informado e satisfeito, porém, por conta do receio de nova pancreatite (apesar de não estar comendo gordura nem ingerindo óleo), decidir pelo procedimento cirúrgico.

    • DIEGO SILVA MARQUES 18 de março de 2019 at 23:57
      Responder

      Nao precisa tira a vesicula so as pedras um protocolo natural andreas moritz joga n google…e sim em parte vc esta certo, n resolve tira a vesicula, qnd a vesicula tem pedras o figado ta muito pior…. Porem nao eh ” produçao irregula d bile” q causa pedras… E sim a bile parada muito tempo…serve p metaboliza gorduras, noso povo so come carboidratos…dai a bili parada vira pedra…..estude…protocolo c maças sal amargo e tal….sai 3 mil pedras d vesicula e figado..

      • Carina Palatnik 6 de abril de 2019 at 16:14
        Responder

        Diego,
        No meu caso nao tinha pedra nenhuma , ate porque sempre evitei carboidratos refinados minha vida inteira …
        Foi como disse mesmo um a pessoa do hospital , nao foi erro medico foi fraude medica …
        Beijo no coracao

  9. Fernanda 3 de dezembro de 2018 at 18:41
    Responder

    Olá Carina.

    Retirei minha vesícula com 17 anos. Hoje tenho 40. Sinto dores horríveis desde então abaixo da costela no hipocôndrio direito.
    Outras doenças já foram descartadas, porém nunca ninguém me falou sobre a SPC.
    Preciso saber se ela causa realmente dor. Tenho gastrite moderada a anos. Enjôos, estômago dói por fora, tudo o que como faz mal, tenho flatulências, barriga distendida e as dores.

    • Carina Palatnik 3 de dezembro de 2018 at 22:37
      Responder

      ola Fernanda,
      Ninguém avisa da Sindrome pos colesistectomia ,mas é fato que existe e muitas pessoas sofrem destes sintomas pos retirada de vesicula, infelizmente.
      beijos

  10. Vania campos de Souza 27 de dezembro de 2018 at 14:30
    Responder

    Fiz cirurgia de vesícula já faz seis meses ,sinto muito dor de cabeça só de um lado da cabeça … será que é o motivo de eu não ter a vesícula?

    • Carina Palatnik 27 de dezembro de 2018 at 20:06
      Responder

      Ola querida,
      A retirada de um órgão sempre traz sequelas , nada esta por acaso dentro do seu coro e cada um reage d uma forma.
      Pode estar relacionado ou nao …se persistir eé melhor investigar mais a fundo.
      Beijo no coração depois me conte

  11. Keyti 29 de dezembro de 2018 at 15:11
    Responder

    Retirei a vesicula ha 01 mes, com 25 dias tive uma crise de dor, como se ainda tivesse a vesícula hoje dia 29/12 tive duas crises da mesma dor. Será que é normal essas dores? Fui no pronto atendido segundo o medico pode ser o organismo se adaptando. Alguem passou por isso?

  12. Keyti 29 de dezembro de 2018 at 21:56
    Responder

    Retirei a vesícula ha 01 mês, semana passada tive uma crise de dor como antes, como se tivesse á vesícula a barriga incha sinto o acumulo de gases e hoje tive duas crises após comer. Foi ao pronto atendimento o médico disse que pode ser a alimentação e o organismo se adaptando. Alguem passou por isso?…fico com medo dessas dores

    • Carina Palatnik 12 de janeiro de 2019 at 23:53
      Responder

      Ola querida,
      Sindrome pos colistectomia..tive varias e é horrível mesmo..
      Pode ser cistos biliares no ducto pancreatico , cuidado que isso eé perigoso.
      Faca a dieta Fodmap, eles nao orientam isso ,mas ajuda bastante , descobri batendo a cabeça sozinha …mas va em frente que te ajuda e tome probióticos.
      beijo no seu coração

      • Taina 30 de janeiro de 2019 at 15:26
        Responder

        Olá,eu preciso ir ao médico fez dois anos q retirei a vesícula tive pancreatite tbm… Tudo q como,corro p banheiro,tenho receio até de ir em algum almoço,minha barriga está enorme tbm é hj comecei a sentir dor abdominal.

  13. Taina 30 de janeiro de 2019 at 15:29
    Responder

    Sem falar q nunca tinha ouvido falar nessa síndrome,bom saber vou me informar direito

  14. Vanessa Pompermaier 16 de março de 2019 at 01:07
    Responder

    Olá tirei minha vesícula que estava inflamada a 8 anos atrás
    Precisei de várias outras cirurgias pois obstruiu o canal da bile e tive complicações hoje faz uns dois meses apos esses 8 anos que comecei com dor na barriga no estômago e do lado direito as vezes tenho diarreia e outras vezes faço com dificuldade
    Já fiz exame de sangue urina tudo normal
    Dor forte não sinto apenas desconforto e muito cansaço
    Tenho medo de ser algo mais sério
    Consultei 3 médicos e só um me disse que poderia ser grave.os outros disseram não ser nada.

    • Carina Palatnik 16 de abril de 2019 at 14:13
      Responder

      Ola querida,
      Nao posso te dizer o que voce tem , mas vale uma investigação , mais profunda , se de fato nao for nada grave , sao sequelas da retirada de vesícula , tenho dois videos explicando as sequelas e outro explicando como minimizar , corre no canal e da uma olhada que vai te ajudar.
      Depois me conta
      beijo grande no seu coração

  15. Arthur da Rocha 27 de março de 2019 at 14:56
    Responder

    Oi, muito obrigado pelo esclarecimento, não sei se fico aliviado, ou desmotivado, por saber q não é algo passageiro. Acredito q estou com a SPC (gastrointestinal inferior). A mais ou menos 2 anos retirei a vesícula, pois ao fazer um exame de ultra-sonografia do abdômen total, apareceram 2 pólipos na vesícula, um de 0,6cm e outro de 0,3cm. Porém eu não tinha nenhum sintoma, foi algo descoberto por acaso, pois na época estava fazendo o exame para encontrar algo na bexiga, q no caso não tinha nada. Ao levar ao cirurgião o exame, ele falou que poderia ser câncer, e q por ter 2 pólipos seria garantido fazer a cirurgia. Agora não sei a que ponto fui induzido a fazer essa cirurgia, pois na época fiquei muito preocupado, pensando q pudesse ser algo grave. O detalhe é q na biópsia apareceu q eram pólipos benignos de colesterol. Só quero parar de ir ao banheiro tantas vezes ao dia, logo q operei fiz diversos exames através de uma gastro, mas deu negativo para intolerância à lactose e glúten, na época ela falou q era devido a cirurgia e q meu organismo se adaptaria, pois a cirurgia era recente, porém 2 anos depois, ainda continuo com evacuações constantes. Se alguém souber de alguma dieta ou medicamento, ficaria muito feliz. De qualquer forma marquei com o mesmo médico q operou uma consulta, para esclarecer os fatos. Obrigado de qualquer forma, abraço.

    • Carina Palatnik 4 de abril de 2019 at 15:56
      Responder

      Arthur,
      Minha vesícula também não tinha nada … so a mesma coisa que a sua… o que não é motivo para operar, pois como toda operaçao pode ter sequelas serias.
      Essa diarreia é comum pos retirada de vesícula , deve se fazer dieta e tem sim um remedio especifico para quem nao consegue controlar … mas eu sugiro a dieta e os probioticos que indico para intestino solto , sao dois da uma olhada no meu canal que pode te ajudar bastante … tem um video que fiz para ajudar a tratar essas sequelas da uma olhada la11
      Depois me conte se melhorou!!
      Boa sorte e beijo grande no coração

    • Italo 19 de abril de 2019 at 07:59
      Responder

      Arthur, tive o mesmo problema que você. O clínico geral descobriu o suposto pólipo através de um check-up de rotina. Como meu plano de saúde estava próximo de acabar e eu não tinha previsão de quando teria outro de volta, optei pela cirurgia meio às pressas. No meu caso, também descobriram que era um “pólipo de colesterol” (segundo o médico, basicamente eram pedras na vesícula. Se passaram três meses e eu já estava bem adaptado, mas voltei a sentir dores intensas no abdômen há uma semana. Estou preocupado porque ainda estou sem plano de saúde.

      • Carina Palatnik 25 de abril de 2019 at 18:56
        Responder

        Ola Italo,
        Que chato esses sintomas , provavelmente a retirada de vesícula foi desnecessária, esses pólipos nao necessariamente indicam cirurgia…espero que voce melhore …dou dicas no canal de como minimizar esses sintomas .
        Beijo no coração

  16. Arthur da Rocha 27 de março de 2019 at 15:00
    Responder

    Oi, não sei se receberam meu email, obrigado.

    • Carina Palatnik 4 de abril de 2019 at 15:56
      Responder

      Ola querido,
      desculpe a demora estava viajando ….
      Respondido
      beijo no coração

  17. Thaisy 28 de março de 2019 at 10:02
    Responder

    Bom dia, tudo bem?

    Um belo dia eu estava dormindo e acordei com uma cólica insuportável, quase cheguei a desmaiar. Corri ao ps, fiz exames e foi diagnosticado que estava com pedra na vesícula e apêndice inflamado, e que teria de tira-los. Retiramos, até ai ok, nunca mais senti as cólicas terminais que sentia antes. Mas de uns dias para ca, tenho sentido dores intestinais, fui ao gastro e ele me passou vários exames inclusive colonoscopia não acusou nada, e disse que posso estar com bactéria intestinal. Perguntei à ele se tinha algo a ver com a cirurgia de retirada da vesícula e ele disse q ela que pode ter feito a bactéria surgir em mim. Mas as dores continuam.
    Acha que devo procurar outro médico?

    • Carina Palatnik 4 de abril de 2019 at 15:51
      Responder

      Ola querida,
      Tudo bem ?
      Vale investigar , por sao varias as sequelas da retirada de vesicula e nem sempre sao imediatas …
      Eu sugiro maior investigação…depois me conte …
      Beijo no coração

  18. Anderson 17 de abril de 2019 at 21:12
    Responder

    Muito locável suas dicas, tirei a minha vesícula à um ano e meio aproximadamente, e hj sofro muito com dores e abdômen distendido. Já fui em vários médicos e fisioterapeutas vários exames … Poderia me passar suas dicas? Fico no aguardo

  19. Enio 20 de abril de 2019 at 21:49
    Responder

    Minha visicila tava inflamada, mej PCR 138, foi uma cirurgia de emergência. Sinto a diferença qdo comoum churrasco ou como massas geral. A bebida tne causa problema. Acho q sofro da síndrome SPC

    • Carina Palatnik 25 de abril de 2019 at 18:54
      Responder

      Ola querido,
      De fato esses sao sintomas da retirada de vesícula infelizmente..
      Tenho um video dando dicas de como minimizar o problema
      beijao no coração

  20. Palloma 28 de abril de 2019 at 20:05
    Responder

    Olá retirei vesícula tem dois anos e meio desde de então tenho piora nos sintomas de diarréia.Quero dicas de como melhorar isso.Obrigada.

    • Carina Palatnik 12 de maio de 2019 at 20:37
      Responder

      Ola Paloma ,
      JA tenho um video no meu canal a respeito
      Corre la que vai te ajudar
      beijo no coração

  21. Jéssica Felix 10 de maio de 2019 at 19:33
    Responder

    Já fiz cirurgia de vesícula três meses mais tenho enjôo e faço fezes mole o que faço

    • Carina Palatnik 12 de maio de 2019 at 20:25
      Responder

      Ola querida,
      De um olhada nos videos sobre vesícula, tenho um falando sobre como tratar dos sintomas pos colecistectomia
      Beijo no coração

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *